Praias da região deverão ficar lotadas neste fim de semana e no feriado. Temperaturas estarão em alta.
Praias da região deverão ficar lotadas neste fim de semana e no feriado. Temperaturas estarão em alta.

Tubarão

Quem adora o verão deve estar ‘nas nuvens’ com as últimas temperaturas. Ontem, por exemplo, o céu era de brigadeiro: azul, limpo. Em Tubarão, só faltou o mar. Nada que o fim de semana não esteja aí para resolver. É bem possível que as praias da região fiquem lotadas. Primeiro por conta do feriado da próxima segunda-feira. Segundo: a prévia do verão que São Pedro preparou.

Conforme a meteorologia, os próximos dias serão de sol e as temperaturas poderão ultrapassar os 30º C. Ontem, em Tubarão, por exemplo, fez 31º C às 14 horas. “A previsão indica o retorno do calor e também esta é uma época de transição para o verão”, explica a meteorologista Laura Rodrigues, do setor de clima e previsão do tempo da Epagri/Ciram.

Laura chama a atenção para algo bastante importante. Se o fim da primavera já tem um pouco a cara do verão, a pele ainda não está acostumada com a exposição ao sol diariamente como será nos próximos meses. Os raios do sol chegam à superfície da Terra com uma componente nociva à pele humana, os raios ultravioletas. “Nesses próximos dias, a atmosfera estará limpa, sem nuvens para atenuar estes raios. Os modelos meteorológicos indicam uma variação de IUV entre 10 e 11. Estes número indicam a categoria muito alta a extrema”, alerta a meteorologista.

Hidratação
Outro aspecto importante que a meteorologista Laura Rodrigues, do setor de clima e previsão do tempo da Epagri/Ciram, ressalta é quanto aos baixos valores de umidade relativa do ar. “Os menores valores registrados nos últimos dias têm ficado em torno de 40% a 20%, bem próximo ao estado de atenção e alerta especificados pela Organização Mundial da Saúde”, avisa Laura. E ela mesma dá a dica: “Nestes dias, o recomendado é cuidar bastante da hidratação. Em especial os idosos e as crianças”, pontua a meteorologista.