Foto: Reprodução Facebook Piter Scheuer

Nesta terça-feira teremos a presença de sol intercalando com intervalos de muitas nuvens e com muito calor (dia típico de verão) devido à manutenção de uma extensa massa de ar quente e seco sobre Santa Catarina.

A umidade que do mar, ainda interfere nas condições do tempo em algumas cidades do Litoral Sul com chuviscos isolados.

TEMPERATURA E UMIDADE: Dia quente com temperatura alta na maior parte de Santa Catarina. Termômetros registrando máximas na marca dos 31/34ºC no Oeste e Meio Oeste, 34/37ºC no Extremo Oeste, 29/31ºC no Planalto Sul e Planalto Norte, incluindo o Vale do Itajaí ao Norte do estado.

Apenas nas cidades próximas do Rio Grande do Sul, no Litoral Sul, que permanece com temperaturas agradáveis com máximas de 21/24ºC por conta dos ventos de sul/sudoeste (minuano). Mínimas durante a madrugada e início da manhã variando entre 21/25ºC, no Oeste, 15/18ºC no Meio Oeste, 11/14ºC na Serra e Planalto Norte e em torno dos 16/19ºC no Litoral e Vale do Itajaí.

Baixos índices de umidade relativa do ar, na marca do 20/40% com destaque para os setores do Oeste e Meio Oeste

Vento: nordeste/noroeste com velocidade média de 20/40 km/h. Rajadas ocasionais acima dos 50/75 km/h do Oeste a Serra. Dia bem ventoso (vento chama chuva).

QUARTA-FEIRA (25/08):
Dia segue com sol e aumento das nuvens com aquecimento típico de verão em todas as regiões. Uma frente fria avança entre o final da tarde e noite primeiramente nos setores do Oeste, Meio Oeste, Serra e Litoral Sul, proporcionando pancadas de chuva com raios. Risco de tempestades (chuva forte, raios, granizo e ventania acima dos 70/90 km/h).

Nas demais regiões, segue com sol e aumento das nuvens e sensação de abafamento.

TEMPERATURA E UMIDADE: Temperatura alta na maior parte de Santa Catarina, tendendo a diminuir no Oeste a Serra. Termômetros registrando máximas na marca dos 31/35ºC no Oeste e Meio Oeste, 29/32ºC no Planalto Sul e Planalto Norte, incluindo o Vale do Itajaí ao Norte do estado. Apenas nas cidades próximas do Rio Grande do Sul, no Litoral Sul, que permanece com temperaturas agradáveis com máximas de 23/25ºC. Mínimas elevadas, variando entre 20/24ºC no Oeste e entre 15/18ºC nas maioria demais regiões.

Vento: nordeste/noroeste trocando de direção para os quadrantes sudoeste/sudeste com velocidade média de 40/70 km/h. Rajadas ocasionais acima dos 80/100 km/h entre as regiões Oeste a Serra por conta de alguns temporais.

QUINTA-FEIRA (26/08)
Áreas de instabilidades reforçadas pelo avanço de uma frente fria e o intenso fluxo de ar quente e úmido transportado da Floresta Amazônica em combinação com uma perturbação nos níveis intermediários da atmosfera, favorecem a formação de pancadas de chuva com raios e com potencial alto para o desenvolvimento de fortes temporais (chuva forte, granizo e ventania com possíveis transtornos).

Risco de temporais (chuva forte, granizo, raios e vendavais acima dos 70/90 km/h) com destaque para o Oeste, Meio Oeste e Serra. Atenção com os Transtornos com destaque na rede elétrica.

*Com informações de Piter Scheuer e Ronaldo Coutinho

Entre em nosso canal do Telegram e receba informações diárias, inclusive aos finais de semana. Acesse o link e fique por dentro: https://t.me/portalnotisul