Capivari de Baixo

Moradores do bairro Caçador, em Capivari de Baixo, e de áreas próximas, poderão levar seus cães e gatos para serem vacinados contra raiva neste sábado. A data é a terceira do mutirão dividido em quatro  etapas, que teve início no dia 1a do mês passado, no centro do município. Os animais podem ser imunizados em frente ao Clube Star, das 8 às 12h.

A ação é uma parceria entre o município, a Gerência Regional de Saúde e a Diretoria de Vigilância Epidemiológica do Estado – Dive. Na segunda edição do evento, a Secretaria de Saúde e o Departamento de Agricultura, responsáveis pela ação contabilizaram a vacinação de 142 animais: 110 cães e 32 gatos. No primeiro mutirão 994 animais foram vacinados. A última edição será no dia 28 no bairro Três de Maio, também das 8 às 12h, em frente à igreja católica.

Como a raiva é uma doença infecciosa, que afeta também outros animais, como bovinos, ovinos, caprinos e suínos, os especialistas recomendam cuidado com o ciclo aéreo da transmissão, protagonizada pelos morcegos, responsáveis por perpetuar a circulação do vírus. Podem ser vacinados cães e gatos saudáveis a partir de três meses de vida, inclusive as fêmeas grávidas ou que estejam amamentando. A vacina contra raiva imuniza o animal por um ano, necessário um reforço a cada 12 meses.

A raiva é uma doença infecciosa viral aguda que acomete mamíferos, inclusive o homem, e se caracteriza como uma encefalite progressiva e aguda com letalidade de aproximadamente 100%. O vírus é transmitido do animal para o homem principalmente por meio de mordida. Cães e gatos são os principais veículos de transmissão.

Em caso de suspeita da doença, é importante deixar o animal em observação durante dez dias, em local seguro, para que ele não fuja nem ataque pessoas ou outros animais. Água e comida devem ser administradas normalmente. Se você for mordido ou arranhado por cão ou gato, lave imediatamente o ferimento com água e sabão e procure com urgência o Serviço de Saúde mais próximo. Se o animal adoecer, morrer, desaparecer ou mudar de comportamento, também comunique imediatamente ao Serviço de Saúde. A raiva tem prevenção.