Capivari de Baixo

A Escola de Educação Básica Doutor Otto Feuerschuette, em Capivari de Baixo, receberá, nesta quinta-feira, a visita do Cacique da aldeia Tekoá Marangatu, de Imaruí, que palestrará sobre a cultura indígena. Conforme a professora de história, Daniela da Costa Claudino, o evento está dentro do cronograma da semana do magistério que ocorrerá entre hoje até a próxima sexta-feira. “Neste dia, o cacique e a diretora do Otto Feuerschuette falarão sobre a estrutura, aspectos físicos, curriculares e também sobre a cultura indígena e seus aspectos sociais, culturais e políticos”, explica.

A docente conta que desde o ano passado, o curso de magistério do Otto Feuerschuette desenvolve atividades com o magistério da escola indígena. Em novembro do ano passado, foi realizada uma visita a escola e a aldeia. “No início de deste ano começamos a desenvolver atividades, uma espécie de intercâmbio. Inicialmente, alunos das duas unidades de ensino escreveram cartas contando um pouco sobre a sua vida e o motivo de fazer o curso. As cartas foram trocadas e lidas em sala de aula”, detalha.

Daniela lembra, que os discentes fizeram filmagens curtas mostrando o dia a dia nas unidades de ensino. “Na semana do dia do índio fomos na aldeia. Houve um encontro entre os estudantes e agora é a vez dos alunos da aldeia conhecerem a nossa escola. Esta experiência visa o trabalho com a história e cultura indígena de maneira prazerosa aos alunos”, assegura.

A professora pontua que com esse contato mais próximo, os alunos poderão entender melhor a cultura e a vivencia indígena. “Desta forma, eles poderão ter um contato mais próximo com uma cultura da qual possuem pouca informação. É uma oportunidade para que tenham uma visão diferente e enriqueçam seu conhecimento cultural”, finaliza.