#Pracegover Foto: Uma mulher coloca na boca uma placa de bruxismo. A ação é para conter o ranger dos dentes

Leitor, você tem o hábito de ranger os dentes enquanto dorme? Este é um problema muito comum em adolescentes, no entanto, há casos de crianças e adultos que sofrem do mesmo problema. Essa situação ocorre principalmente quando estamos muito tensos ou estressados e é extremamente prejudicial aos dentes. O bruxismo, é um dos distúrbios do sono que tem se tornado cada vez mais comum na rotina das pessoas.

O bruxismo é um hábito involuntário em que a pessoa aperta, desliza ou bate os dentes, principalmente durante à noite. O cirurgião-dentista, de Tubarão, Rodolfo Schlickmann (CRO/SC 15.119), explicou que o bruxismo pode ocasionar alguns problemas, como: desgaste dos dentes dores musculares e na articulação temporomandibular, fratura de dentes ou próteses e dor de dente.

Aqueles que contraem a mandíbula e rangem os dentes não sabem que tem esse hábito involuntário. “Pode-se dizer que não existe um tratamento específico para o bruxismo, mas sim estratégias para controlá-lo e melhorar a qualidade de vida dos pacientes, tais como uso de placas protetoras, medicamentos, psicologia e mudanças no estilo de vida. O cirurgião-dentista, sabendo o potencial motivo causador, poderá orientar e indicar a melhor opção para o controle do bruxismo. Para quem sabe que tem o hábito de apertar ou ranger os dentes durante o dia existe um aplicativo muito interessante chamado Desencoste seus Dentes”, expõe.

Quem enfrenta esta situação sabe o quanto a qualidade do sono e da saúde pode ser afetada. A alternativa são tratamentos que buscam conter a ação involuntária. Os últimos dados divulgados pela Organização Mundial da Saúde (OMS) apontam que 30% da população mundial e 40% dos brasileiros sofrem com essa disfunção. O bruxismo também pode ser causado por transtornos do sono, como apneia e roncos.

Normalmente o problema aparece entre os 17 e 20 anos de idade e sua remissão é espontânea após os 40 anos. Algumas pessoas podem experimentar perda de apetite por causa da intensa dor na mandíbula após crises de bruxismo

Entre em nosso canal do Telegram e receba informações diárias, inclusive aos finais de semana. Acesse o link e fique por dentro: https://t.me/portalnotisul