Após 14 dias confinados na Base Aérea de Anápolis, os brasileiros que saíram da China para escapar do surto do coronavírus deixam a quarentena neste domingo (23/2). Eles serão levados para casa, em nove estados diferentes, em voos da Força Aérea Brasileira (FAB).

De acordo com o Ministério da Defesa, dois voos partirão da Base Aérea de Anápolis com os repatriados a partir do meio-dia. Um vai para Belo Horizonte, São Paulo, Rio de Janeiro, Curitiba e Florianópolis. Já o outro vai para Brasília e depois para o Pará. Nesse vôo, também embarcarão dois repatriados que vão pegar voos comerciais com destino a São Luís e Natal em Brasília. 

Fim da quarentena

O fim da quarentena foi anunciado nesse sábado (22/2) pelo governo, depois da confirmação de que nenhum dos brasileiros foi contaminado pelo coronavírus. O resultado negativo foi confirmado após o terceiro exame laboratorial realizado pelo grupo de 34 brasileiros que moravam em Wuhan, na China, antes da epidemia do coronavírus. E foi recebido com festa pelos repatriados. Vídeos publicados nas redes sociais mostram esses brasileiros vibrando ao tirar as máscaras de proteção após receberem o resultado do exame. 

A saída da Base Aérea de Anápolis, contudo, foi antecipada. Inicialmente, estava prevista para quinta-feira (27), após 18 dias de confinamento. Mas foi antecipada visto que os exames já confirmaram que os repatriados estão saudáveis e que a Organização Mundial de Saúde garante que 14 dias é o prazo necessário para descartar qualquer hipótese de contaminação