Foto: Mauricio Vieira | Governo do Estado

O Brasil iniciou o ano com 3.986 casos de Covid-19. Foram 49 mortes neste sábado (1), segundo dados divulgados pelo boletim epidemiológico do Ministério da Saúde neste domingo (2).

Segundo o boletim, há 22.291.507 casos confirmados desde o início da pandemia e 619.105 mortes. Há 21.581.668 pessoas que se recuperaram da doença e 90.734 casos em acompanhamento.

Há também 2.817 mortes por síndrome respiratória aguda grave (SRAG) em investigações e 56 óbitos de SRAG por covid-19 nos últimos três dias.

Em Santa Catarina, 2022 começou com 4.508 pessoas em acompanhamento por conta da doença. O número foi divulgado neste sábado (1). São 132 pacientes em UTI (13 deles na região Sul do Estado) e 41 deles em ventilação mecânica.

O coronavírus causou 20.188 mortes no estado até agora. A taxa de letalidade é de 1,62%.

 

Anvisa recomenda suspenção da temporada de cruzeiros
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária recomendou que o Ministério da Saúde suspenda provisoriamente a temporada de navios de cruzeiro na costa brasileira. A medida vem depois do aumento de infeções por covid-19 em embarcações nos últimos dias.

O navio MSC Splendida, atracado no Porto de Santos (SP) e o navio Costa Diadema, atracado em Salvador, interromperam as atividades devido a surtos de covid-19.

A maior preocupação é quanto a variante ômicron, que tem o potencial de se espalhar mais rapidamente do que outras cepas já identificadas.

Ainda que os novos estudos apontem sintomas mais amenos em quem já completou o ciclo vacinal e tomou a dose de reforça, o receio é que um surto ecloda no país e desestabilize o sistema de saúde, como já ocorre na Europa.

 

 

Entre em nosso canal do Telegram e receba informações diárias, inclusive aos finais de semana. Acesse o link e fique por dentro: https://t.me/portalnotisul