Mais de R$ 20 milhões serão investidos por meio do programa ‘Agora, é Avançar’. O programa  será lançado pela prefeitura de Braço do Norte amanhã, a partir das 19h30, no Centro Comunitário Conrado Niehues, do bairro São Basílio.

O montante inclui as 37 ruas do ‘Programa Avançar Cidades’, além do novo ginásio de esportes, pórtico, palco multiuso, revitalização da Avenida Felipe Schmidt e Rua Nereu Ramos, renovação da frota da Secretaria de Infraestrutura, Climatização do Centro Comunitário União do Rio Bonito e a pavimentação do último trecho da Rua Bernardo Locks, e das ruas Nossa Senhora de Guadalupe, Guilherme Daufenback, Evaldo Speck, Osvalda Cunha, Moisés Nazário, João Vitorino Monteiro, Governador Irineu Bornhausen, Expedicionário Luiz Coan (continuação), Joacy Arnalts, João Manoel da Silva, Renato Bonetti (entrada do Parque de Exposições), José Ismael da Silva e Anselmo Della Giustina Tramontin, que são de emendas parlamentares, recursos próprios e do Estado.

Conforme o prefeito, Roberto Kuerten Marcelino, o Beto,  serão 51 ruas contempladas no pacote de infraestrutura. “São as 37 ruas do Avançar Cidades e outras 14 de emendas parlamentares, recursos próprios e do Governo do Estado”, explicou.

Ele reforçou ainda, que as primeiras ruas a serem pavimentadas serão as mais críticas: Jácomo Teixeira Tasso, bairros Floresta e Trevo, Lírio Fornazza, no São Basílio, e Teodoro Bernardo Schlickmann, no São Francisco de Assis. “Paralelo a isso também teremos outras obras sendo executadas, que serão divulgadas na quinta-feira. Queremos pedir, desde já, desculpas pelos transtornos que serão causados durante este período de obras e muita paciência dos moradores e motoristas, será um período dificultoso, mas por um ótimo motivo”, salientou.

Os detalhes de todo o pacote de benfeitorias serão explicados amanhã. “Estão todos convidados. Estas são obras para toda Braço do Norte”, finalizou.

Caminho começou a ser percorrido em 2017

A busca por recursos para serem investidos em Braço do Norte começou logo nas primeiras semanas de 2017. “Fomos a Brasília, conversamos com deputados de todo o Estado, de todas as siglas, conseguimos destravar alguns projetos que tinham ficado para trás e, também, fizemos novas parcerias que renderam bons frutos para o município”, explanou.

Um deles foi o Avançar Cidades. Para ser enquadrado e escolhido no programa, Braço do Norte precisou cumprir uma série de exigências, entre eles solidez administrativa, Certidões Negativas de Débitos (CNDs) em dia, autorização legislativa e confecção de projetos (realizados pela equipe da Amurel).

Além disso,  Beto, esteve em audiência, em Brasília, por duas vezes no Ministério das Cidades. A primeira em 9 de novembro de 2017, com o ministro Bruno Araújo, e a segunda vez em 13 de março deste ano, com o ministério sob o comando do ministro Alexandre Baldy. Já em 28 de março, o prefeito esteve com o gerente adjunto de operações do BRDE, Julio Gustavo Pontes de Oliveira, para entrega e análise dos projetos.

Beto também lembrou outras conquistas recentes do município e que não estão inclusas neste programa. “Conseguimos a ponte que ligará o centro até a União, no valor aproximado de R$ 5 milhões, sendo que a obra já está em execução. Temos a construção da unidade de saúde do Sertão do Rio Bonito além da recuperação da ponte do Rio Pequeno que está concluída, reforma do ESF da União, finalização do ESF do Travessão, da restauração do Estádio Lauro Koch, entre outras obras, que só são possíveis com o apoio da população e de diversos parceiros”, comentou.

Também foram adquiridos novos veículos, incluindo uma ambulância e ambulância nova para o Samu e valorização de categorias de servidores. O procedimento licitatório iniciou no dia 5 do mês passado e seguiu os trâmites burocráticos necessários, finalizando com a assinatura da ordem de serviço.