Subiu para cinco o número de pessoas diagnosticadas com o novo coronavírus em Braço do Norte. De acordo com o novo balanço divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde nesta segunda-feira (25). O primeiro caso confirmado da Covid-19 no município foi informado no dia 15 de março. O paciente era um homem com mais de 50 anos.

Na Cidade do Vale, foram confirmados 139 casos. Destes, 132 pacientes estão curados e duas pessoas vieram a óbito. Foram realizados 677 exames, descartados 535, além de 15 monitorados e três suspeitos. Santa Catarina tem 6.696 casos confirmados de Covid-19, dos quais 3.941 já estão recuperados e 2.650 permanecem em acompanhamento. Desde o início da pandemia, 105 óbitos já foram causados pelo coronavírus.

O covid-19 foi descoberto em dezembro do ano passado, quando apareceram os primeiros casos na cidade de Wuhan, província de Hubei, na China. Inicialmente, muitos dos pacientes infectados tinham alguma ligação com um mercado de frutos do mar e animais vivos da cidade chinesa.

Posteriormente, um número crescente de pacientes que não tiveram exposição a mercados de animais também foram diagnosticados, indicando a disseminação de pessoa para pessoa. O novo coronavírus faz parte de uma ampla família de vírus que pode causar desde um resfriado comum até problemas respiratórios que levam à morte.

Os sinais e sintomas da doença são principalmente respiratórios, semelhantes a um resfriado, com febre, tosse e dificuldade para respirar. A Covid-19 pode, também, causar infecção do trato respiratório inferior, como as pneumonias. Os cuidados para reduzir o risco de contrair o coronavírus são básicos e incluem lavar as mãos frequentemente com água e sabão, usar desinfetante à base de álcool e evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas.