Os casos de Covid-19 tiveram aumento significativo em Braço do Norte nesta sexta-feira (26), com a confirmação de mais 17 pacientes com o novo coronavírus. No boletim que é emitido todos os dias pela Secretaria Municipal de Saúde, o número de pessoas com a doença aumentou de 18 para 35. Um crescimento bem significativo em um único dia.

A cidade registra 211 casos de Covid-19, porém, destes, apenas 35 ainda possuem a doença e 174 já estão recuperados. Em pouco mais de três meses que foi decretado à pandemia, foram realizados no município 1122 exames, os quais 854 foram descartados.

O setor epidemiológico municipal monitora 38 pacientes e outros 57 são considerados suspeitos. Há pouco mais de dois meses foram registrados dois óbitos na Cidade do Vale. Uma idosa de 84 anos e um homem de 37 anos, foram as duas vítimas da doença.

Santa Catarina chegou a 21.951 casos confirmados de infecção pelo novo coronavírus, dos quais 16.945 já estão recuperados e 4.717 permanecem em acompanhamento. O número foi divulgado nesta quinta-feira, 25. Desde o início da pandemia, 289 mortes foram causadas pela Covid-19. Esses números colocam a taxa de letalidade em 1,32%.

O crescimento no número de casos também está associado ao comportamento da sociedade e ao retorno de parte das atividades econômicas no Estado, com a reabertura de estabelecimentos de diversos segmentos. O número de pessoas que circulam no comércio e demais espaços públicos aumentou o contato físico entre as pessoas e diminuiu o isolamento social. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), a melhor forma de prevenção para evitar o contágio é o isolamento social que diminui o contato entre pessoas.