Chegou a 135 o número de moradores de Braço do Norte recuperados do novo coronavírus. A informação foi divulgada pela Secretaria Municipal de Saúde, nesta sexta-feira (29). O número de infectados pela Covid-19 na cidade segue em 144.

No 76º boletim divulgado pela Secretaria de Saúde da Cidade do Vale, foram realizados 717 exames, dos quais 567 descartados. São 24 pacientes monitorados, seis suspeitos, sete confirmados atualmente com a doença e dois óbitos decorrentes da Covid-19. Uma idosa de 84 anos e um homem de 37. As mortes foram registradas no mês passado.

A infecção causada pelo coronavírus Sars-CoV-2 já contagiou mais de quatro milhões de pessoas no mundo. A Organização Mundial de Saúde (OMS) considera, no caso dos doentes confirmados por critério laboratorial, que estão recuperados aqueles que tiveram dois resultados negativos para SARS-CoV-2 com pelo menos um dia de intervalo. Já nos casos leves de covid-19, a OMS estima que o tempo entre o início da infecção e a recuperação dure até 14 dias.

O Ministério da Saúde (MS), informa que, no caso do Brasil, o número de recuperados considera os dois critérios da OMS. De um lado, entram na conta pacientes com infecções mais graves que foram internados e passam por novos testes para identificar se o vírus continua ativo no organismo. Do outro, estão os pacientes com casos leves, que entram na conta de recuperados quando não apresentam mais os sintomas após 14 dias do início da infecção.