A Secretaria Municipal de Saúde de Braço do Norte, divulgou mais uma atualização sobre a situação epidemiológica do novo coronavírus no município. Nesta quarta-feira (1º), mais sete pessoas evoluíram para alta e sobe, portanto, para 187 o número de pacientes recuperados, após infecção por Covid-19.

Por outro lado, nas últimas 48 horas, 18 pessoas tiveram o diagnóstico positivo para coronavírus. Os novos casos positivados permanecem em isolamento domiciliar, monitorados pelas equipes de saúde, assim como as pessoas com as quais tiveram contato. Com a atualização, a Cidade do Vale chega a 94 casos ativos da doença infecciosa viral respiratória. Em pouco mais de três meses foram feitos 1528 exames e descartados 1131.

Outras 113 pessoas aguardam resultados do Laboratório Central do Estado (Lacen), para onde são encaminhadas as amostras e 81 pacientes são monitorados. Entre os pacientes identificados com Covid-19 no município estão 284 casos, destes, houve registro de três mortes.

Para evitar a contaminação pelo vírus, o isolamento social e medidas emergenciais foram determinadas por meio de decretos das prefeituras, para que a população fique em casa e evite ao máximo ir às ruas. Aulas em escolas e universidades estão suspensas por tempo indeterminado. A maioria das atividades comerciais, esportivas e de serviços em geral seguem com algumas restrições.

Lavar as mãos de forma correta, uso de álcool em gel, sempre usar máscaras, evitar contato pessoal e aglomerações de pessoas são algumas das orientações para evitar o contágio da doença. É importante também ficar atento quanto aos principais sintomas (tosse seca, congestão nasal, dores no corpo, diarreia, inflamação na garganta e, nos casos mais graves, febre acima de 37° C e dificuldade para respirar).