Braço do Norte

O Programa de Sustentabilidade da Pequena Propriedade Rural – Produtor 10 certificou o primeiro grupo de agricultores de Braço do Norte. A solenidade ocorreu ontem na propriedade de Valdino Loch, em Rio Glória, interior do município.

De acordo com o gerente territorial da Souza Cruz, Lauro Pereira, a certificação credencia aos produtores o cumprimento da primeira etapa do programa. “Todos agiram conforme o planejamento proposto pelo Produtor 10, focado na junção de culturas e na sustentabilidade, ou seja, na diversificação da produção e na preservação dos mananciais e áreas de proteção, bem como no aproveitamento de materiais energéticos, como a lenha, por exemplo”, esclarece.

O objetivo, continua Pereira, é a busca da sustentabilidade na propriedade rural por meio do cumprimento de diversas etapas. “Entre elas está a distribuição de materiais e dicas de todas as áreas do programa, como o repasse de informações aos produtores”, conclui.

O presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Braço do Norte, Adriano Schueroff, reforça os resultados positivos graças à parceria entre Fetaesc, Souza Cruz e Epagri. “Todos ganham, em especial as famílias rurais”, conclui.

Participaram da solenidade o diretor do departamento de fumo da Souza Cruz, Dimar Frozza, o presidente da Federação dos Trabalhadores da Agricultura do Estado de Santa Catarina (Fetaesc), Hilário Gottseli, e o presidente da Epagri, Murilo Flores.