Braço do Norte: Paróquia espera 2,5 mil fiéis esta semana

Liliane Dias
Braço do Norte

Apesar de apenas sete meses de instalação oficial da paróquia Santa Rosa de Lima no Rio Bonito, em Braço do Norte, os trabalhos seguem a todo o vapor. São 14 comunidades, cujas lideranças apresentam excelentes resultados à comunidade.

“Primeiro, construímos a casa paroquial. Agora, temos um centro pastoral com secretaria, sala de atendimento, auditório e quatro salas de catequese, construídos desde dezembro”, relata o pároco Pedro Goulart Alves.
Além do desenvolvimento material, o espiritual ganha espaço nas comunidades, principalmente entre os jovens. “Hoje, estamos com oito grupos de jovens organizados e com reuniões semanais”, destaca.

O padre ainda ressalta a importância das lideranças. “Há um empenho grande nos setores pastorais e de todo o povo, tanto na colaboração material quanto espiritual”, orgulha-se.
Padre Pedro conta que quando foi para Rio Bonito, em fevereiro de 2007, havia uma preocupação em formar pastorais de lideranças, animar as comunidades e construir a casa paroquial.

“Avaliamos as necessidades, movimentamos as lideranças e iniciamos um trabalho de visitas às comunidades. Ainda temos muito a fazer, mas caminhamos bem”, ressalta.
Segundo ele, também é importante o fato de haver horários fixos às missas e um padre sempre à disposição da comunidade.

“São atendidas, no mínimo, 12 pessoas por dia às quintas-feiras. Sem contar com as visitas realizadas semanalmente nas casas das famílias da comunidade. Isso tem contribuído para o aumento da participação, que chega a aproximadamente 40%”, acrescenta.

Festividades
Priorizar a família como um todo é a intenção da paróquia ao promover, pelo segundo ano, a Semana da Família. “Tentamos, além de estimular a fé, trabalhar com o lado pedagógico e mostrar a importância da família”, explica.

Esta semana, diversas missas e atividades são desenvolvidas direcionadas a cada membro da família. “Missa aos jovens, mulheres e aos homens. A expectativa é de que o público seja em torno de 2,5 mil fiéis na igreja”, conclui.