Em Braço do Norte 143 pessoas já foram curadas após contraírem o novo coronavírus no município da Amurel. A informação foi divulgada nesta quarta-feira (3) pela Secretaria Municipal de Saúde.

De acordo com a pasta, foram diagnosticados com a Covid-19 na Cidade do Vale 152 pessoas. Destes, sete ainda possuem o vírus e dois foram a óbito em abril. Foram realizados 758 exames, dos quais 592 descartados. Ainda há 16 pessoas monitoradas e 14 suspeitos.

Para que o paciente seja considerado clinicamente curado da Covid-19, é preciso ter decorrido 14 dias dos primeiros sintomas e 72 horas desde o desaparecimento do quadro sintomático. O número de curados é comemorado sempre, mas a situação ainda requer cuidados, portanto a recomendação pelo isolamento e distanciamento social permanece.

O primeiro caso da pandemia pelo novo coronavírus, SARS-CoV2, foi identificado em Wuhan, na China, no dia 31 de dezembro do ano passado. Desde então, os casos começaram a se espalhar rapidamente pelo mundo: primeiro pelo continente asiático, e depois por outros países.

Em fevereiro, a transmissão da Covid-19, nome dado à doença causada pelo SARS-CoV2, no Irã e na Itália chamaram a atenção pelo crescimento rápido de novos casos e mortes, fazendo com que o Ministério da Saúde alterasse a definição de caso suspeito para incluir pacientes que estiveram em outros países. No mesmo dia, o primeiro caso do Brasil foi identificado, em São Paulo.

Em março, a Organização Mundial da Saúde (OMS) definiu o surto da doença como pandemia. Poucos dias depois, foi confirmada a primeira morte no Brasil, em São Paulo. No mesmo dia, dois pacientes que haviam testado positivo para coronavírus, do Rio de Janeiro, vieram a óbito.