Braço do Norte deu um novo passo para a limpeza urbana e cuidado com o meio ambiente. Foram instaladas nesta quinta-feira (28), as duas primeiras bocas de lobo inteligentes do município.

 “A iniciativa é nova por aqui, mas outros municípios já a adotaram anteriormente com excelentes resultados ambientais e de limpeza urbana. Como os bons resultados devem ser levados adiante, resolvemos apostar na ideia. Desta forma, a Câmara Técnica do Meio Ambiente, utilizando de seus recursos próprios e em sua parceria junto com a Prefeitura de Braço do Norte executou a primeira instalação da grade e da boca de lobo com contenção de detritos, especialmente para o lixo plástico”, destacou o vereador Elton Heidemann. 

As instalações encontram-se no cruzamento da Rua Felipe Schimdt com Rua Severiano Sombrio, à direita, no sentido ao Grão-Pará.

As primeiras bocas de lobo ainda são protótipos físicos, onde eventualmente serão percebidos erros ou problemas para ajustes posteriores. Segundo Heidemann, o secretário Ramon Beza esteve presente na instalação e irá sugerir junto ao prefeito Roberto Kuerten Marcelino para que as novas obras de ruas possam receber este implemento.

“Muito danoso, os resíduos plásticos vem sendo vetores de entupimentos de redes pluviais, rios e da grande mortandade de animais que está ocorrendo, especialmente dos marinhos que eventualmente se alimentam destes materiais. Devidas proporções, o dano causado pelo plástico atinge desde micro organismos até grandes animais como as baleias.  Infelizmente as pessoas jogam sujeira nas ruas, e desta forma não estamos combatendo o problema, mas tentando impedi-lo de ir adiante. Falta a percepção de que as pessoas estão fazendo parte de um problema quando jogam essa sujeira nas ruas, e a solução do problema está no acondicionamento do lixo nos recipientes corretos e dentro de seus automóveis até que cheguem ao destino final, exemplificando. Enquanto a conscientização não acontece, geram-se despesas onde as pessoas gostariam que fossem feitos investimentos. A consciência é de cada um e em cada um de nós está a solução dos problemas”, completa o vereador.