Braço do Norte está entre as 50 melhores cidades de pequeno porte do Brasil. Conforme uma pesquisa publicada no dia 29 de junho na Revista Istoé, o Município ocupa a 39° posição, sendo o único representante do Sul do Estado na lista de até 50 mil habitantes.
A pesquisa, realizada pela Editora Três (Revista Istoé) com a agência de Classificação de Risco de Crédito, Austin Rating, é considerada a mais ampla e precisa análise dos 5.570 municípios brasileiros (contando com o Distrito Federal e Distrito Estadual de Fernando de Noronha), que se destacam no leque de indicadores que incluem as áreas fiscal, econômica, social e digital.

Para o prefeito, Beto Kuerten Marcelino, um orgulho enorme, que deve ser comemorado. “Eu costumo brincar dizendo de forma descontraída que Braço do Norte é a capital do sul do mundo e essa notícia reafirma isso. Estamos no caminho certo! Cada pessoa que vive nesta cidade pode se sentir orgulhosa, pois a conquista é sua também! Você que acorda cedo para trabalhar, que faz a sua parte na sociedade, que colabora com um vizinho, um amigo… Braço do Norte é construída através do trabalho e da garra de seus moradores! Vamos comemorar!”.

Beto lembrou ainda que no final do ano passado Braço do Norte foi destaque através do Grupo Bandeirantes e Instituto Áquila no Prêmio Band Cidades Excelentes 2021, nos itens Desenvolvimento Econômico e Ordem Pública, de municípios entre 30 e 100 mil habitantes.
A pontuação dos municípios ocorreu de forma decrescente e conforme a posição em cada indicador. A nota máxima que um município pôde obter foi de 214,4812 pontos, ao passo que a mínima foi de 0,0385 ponto. A soma de todos os indicadores que classificaram Braço do Norte foi de 167.2541 pontos.

A análise dos indicadores, conforme a Revista Istoé, foi feita de forma quantitativa e qualitativa. As informações dos indicadores foram retiradas de fontes como o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Secretaria do Tesouro Nacional (STN), Datasus, Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio (MDIC), Ministério do Trabalho e Emprego (TEM), entre outras.

O Índice de Inclusão Social e Digital (IISD) foi desenvolvido pela agência classificadora Austin Rating, com apreciação dos 281 indicadores relacionados às áreas social, econômica, fiscal e digital e permite hierarquizar as cidades com foco na igualdade das oportunidades entre seus habitantes.

Entre em nosso canal do Telegram e receba informações diárias, inclusive aos finais de semana. Acesse o link e fique por dentro: https://t.me/portalnotisul

Fonte: Governo de Braço do Norte