Braço do Norte

O curso de gestantes do programa Cuidando do Ser, da prefeitura de Braço do Norte, foi encerrado quarta-feira. Com o objetivo de orientar as gestantes, com renda mensal baixa, a segunda turma do curso teve palestras sobre saúde com enfermeira obstetra, pediatra, ginecologista, odontólogo, psicólogo, nutricionista e fisioterapeuta.

“Durante as aulas, elas aprendem a costurar, bordar, fazer crochê e montam o enxoval dos bebês, com lençol, edredom, fraldas, cueiros e fraldas descartáveis”, explica a secretária da família da prefeitura, Cristini Kuerten Maia.
Para Maria de Lurdes Ferreira Camilo, 40 anos, moradora do bairro Rio Bonito e grávida do segundo filho, que se chamará Lucas e nascerá até dia 5 de janeiro, valeu o aprendizado.

“A dedicação e solidariedade das professoras são impagáveis. Elas são pacientes e delicadas, dá até mais vontade de participar”, considera.
Segundo ela, todas as gestantes deveriam ter a oportunidade de participar de um curso. “As grávidas que vêm para o curso só têm a ganhar. Você aprende tudo que é necessário para os cuidados com o bebê e com você mesma”, comenta.
De acordo com Francisca Leonel da Silva, secretária da assistência social, 33 gestantes formaram-se este ano. “Nesta última turma tivemos 17 gestantes”, finaliza.