A Secretaria Municipal de Saúde de Braço do Norte, informou nesta quinta-feira (28) que um novo caso de coronavírus foi confirmado no município. Agora são oito casos de pacientes com a doença na cidade da Amurel.

Conforme a Secretaria de Saúde, 144 exames foram positivos para a doença no município desde o dia 15 de março. No boletim desta quinta, aumentou para 134 o número de munícipes que venceram a covid-19. Também outros 22 pacientes estão em monitoramento. Eles são acompanhados pela Vigilância Epidemiológica e orientados a informar quaisquer mudanças em seus estados de saúde imediatamente.

Dos 709 exames laboratoriais feitos até esta quinta-feira, 558 foram descartados, entre eles estão sete pacientes suspeitos com a doença. Duas pessoas na Cidade do Vale morreram em decorrência da doença. As duas mortes ocorreram no mês passado. Uma mulher, de 84 anos, e um homem, de 37 anos.

A Organização Mundial de Saúde (OMS) declarou no dia 11 de março situação de pandemia de Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus (Sars-Cov-2). No início da doença, não existe diferença quanto aos sinais e sintomas de uma infecção pelo novo coronavírus em comparação com os demais vírus. Por isso, é importante ficar atento às áreas de transmissão local.

O Coronavírus é uma família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus (nCoV-2019) foi descoberto no final de 2019 após casos registrados na China. O número de casos registrados mobilizou organismos internacionais e a comunidade científica na busca por respostas sobre prevenção, transmissão e tratamento.