O consórcio, aos poucos, consegue retomar os trabalhos no lote 25.
O consórcio, aos poucos, consegue retomar os trabalhos no lote 25.

Capivari de Baixo

O trânsito na BR-101, em Capivari de Baixo, ficará pelo menos duas horas bloqueado, nas duas pistas, nas proximidades do Morro da Tractebel, neste sábado. Além de Capivari, outros dois pontos ficarão fechados pelo mesmo tempo: em Sombrio, no extremo sul, e em Paulo Lopes, na Grande Florianópolis.
O bloqueio será do meio-dia às 14 horas. Nestes pontos serão feitas detonações de rochas para a continuidade das obras de duplicação da rodovia. A Polícia Rodoviária Federal (PRF) fará o monitoramento do tráfego. Em caso de mau tempo, os serviços serão cancelados.

Conforme o superintendente sul do Departamento Nacional de Infraestrutura em Transportes (Dnit), Avani Aguiar de Sá, o cronograma das empreiteiras neste momento visa cumprir o prazo estabelecido no ano passado e não alcançado devido à enchente no norte do estado. Desta forma, o Dnit espera chegar até dezembro deste ano com 70% das pistas duplicadas.

Em alguns lotes, a exemplo do 27, em Içara, as obras estão totalmente prontas e são feitos pequenos ajustes e acabamentos. No lote 25, entre Capivari de Baixo e Laguna (acesso sul a Itapirubá), onde o bloqueio ocorre, a responsabilidade das obras é do consórcio Blokos/Araguaia/Emparsanco.

O lote é um dos mais atrasados e deverá ficar pronto apenas em dezembro do próximo ano. No total, o trecho de 29,9 quilômetros possui atualmente dez quilômetros de pista duplicada liberados ao tráfego.