Zahyra Mattar
Tubarão

O ano de 2009 ficou para trás, mas o cronograma das obras de duplicação do trecho sul da BR-101 não. O calendário de obras permanece o mesmo. Os prazos de possível conclusão dos lotes (veja na tabela abaixo, à direita) e também de licitação dos ‘gargalos’ não inclusos na licitação feita há quase seis anos.

Neste ‘lote’, estão inclusos os túneis do Morro dos Cavalos (Palhoça) e Formigão (Tubarão), a ponte esteiada sobre o canal de Laranjeiras (Cabeçudas, em Laguna) e elevado de Araranguá. Neste tempo de obra, apenas um lote, o 27, da Construtora Queiroz Galvão, entre Sangão e Içara, está pronto.
Pronto significa com 100% das pistas duplicadas. Equipes ainda atuam em pontos específico como as barreiras divisórias e cabeceiras de pontes. Detalhes que ficaram para trás. O próximo da fila a terminar, conforme o cronograma remanejado, é o lote 24, entre Garopaba a Imbituba, e o 28, em Araranguá.

Em Laguna (lote 25 – acesso sul a Itapirubá até Capivari de Baixo), onde três passagens inferiores foram terminadas e liberadas para o tráfego em menos de um mês (detalhe, o consórcio Blokos/Araguaia/Emparsanco paralisou as obras quase que totalmente entre o fim de 2008 e o segundo semestre do último ano por problemas financeiros), a meta neste começo de 2010 é avançar no trecho de Capivari de Baixo.
Já a Construtora Triunfo, não tem novas metas para o começo deste ano, já que ainda tenta finalizar os dois viadutos que já deveriam estar prontos: o principal (posto fera) e o acesso sul (Morrotes).

Obras-de-artes especiais
Até março deste ano, conforme previsão do Departamento Nacional de Infraestrutura em Transportes (Dnit) explanada em outubro de 2009, é aguardado o lançamento da licitação para os trechos não atacados da duplicação: os túneis do Morro dos Cavalos (Palhoça) e Formigão (Tubarão), a ponte esteiada sobre o canal de Laranjeiras (Cabeçudas, em Laguna) e elevado de Araranguá. Com isso, a previsão total de término da duplicação do trecho sul da BR-101 é 2012.

Investimento no trecho sul da BR-101

Total previsto: R$ 1699,4 bilhão.
Total pago (até novembro de 2009): R$ 1.088,0 bilhão (70%).

Situação de pista (até novembro de 2009)
Pavimentada e entregue ao tráfego: 141,4 quilômetros (60%).
Pavimentada e não entregue ao tráfego: 42,3 quilômetros (17%).
Total de pista duplicada: 183,7 quilômetros (77%).

Prazos para este ano
Maio: lotes 24 (Imbituba) e 28 (Araranguá).
Junho: lote 30 (Santa Rosa do Sul).
Dezembro: lotes 22 (Palhoça), 23 (Paulo Lopes), 25 (Laguna), 26 (Tubarão) e 29 (Araranguá).
Concluído: lote 27 (entre Sangão a Içara).
Fonte: Departamento nacional de Infraestrutura em Transportes (Dnit).