Bombeiros militares de Laguna e Pescaria Brava foram homenageados na Assembleia Legislativa (Alesc), em duas ocasiões entre a tarde de terça-feira e esta quarta-feira (12 e 13). Eles receberam uma moção de aplausos por atos de bravura durante o desempenho das funções de segurança pública no estado catarinense.

Carlos Alberto Martins é sargento da reserva da corporação, mas segue na ativa como mergulhador salva-vidas e foi um dos envolvidos na operação de resgate dos tripulantes da lancha que naufragou no Canal da Barra há três meses, no dia 14 de janeiro. Na ocasião, o militar estava no Iate Clube da cidade e se dirigiu rapidamente para o local, onde conseguiu resgatar três das vítimas e levá-las ao trapiche onde já havia uma guarnição de socorro terrestre e aéreo.

No ocorrido daquele dia, quatro pessoas foram salvas e três perderam a vida, incluindo o então vereador Ricardo Barbosa (PSDB), de Caçador, no Meio Oeste catarinense. “É muito gratificante receber essa homenagem, na realidade o principal foi o salvamento, mas ser reconhecido pelo Estado como um herói ou coisa assim é muito bom”, afirmou Martins.

Outro homenageado foi o bombeiro da ativa, Josué Farias Flor. O morador de Pescaria Brava atua no quartel de Braço do Norte e no dia 20 de fevereiro, resgatou um homem que subiu em uma torre de telefonia com cerca de 50 metros de altura. A ocorrência durou cinco horas, em meio à chuva e relâmpago, sendo que ele conseguiu convencer a pessoa a descer da estrutura.

“O sentimento para um profissional que atua numa ocorrência desse tipo é o de dever cumprido. Podia ter acontecido algo negativo, mas tudo o que aconteceu foi positivo”, avaliou o bravense.

Já nesta quarta-feira, 13, receberam homenagens, também pela atuação no caso do naufrágio da lancha, os demais bombeiros de Laguna envolvidos na operação, em moção de aplausos proposta pelo deputado Volnei Weber (MDB). Além do próprio Martins, receberam a moção: o capitão e comandante Henrique Schuelter, soldado Felipe Teixeira Medeiros, cabo Lucas Matias Alves e os guarda-vidas Fernando Lopes Joaquim e Marcos Antonio Ouriques Martins.

“Foi muito importante a atuação de nossos bombeiros para fazer o resgate naquele momento, só que os demais, que não consigo nem lembrar os nomes, também foram importantes na operação de busca que durou 20 dias”, destacou o oficial.

 

Nove homenageados

Na cerimônia de terça-feira, 12, ao todo, foram nove soldados da Polícia Militar (PM) e do Corpo de Bombeiros Militar (CBM) homenageados. Além de Farias e Martins, receberam as moções os soldados do CBM de Tubarão, Jederson Bittencourt e João Paulo Silva por terem socorrido uma mulher na ponte de Morrotes e a encaminhado para atendimento médico no Hospital Nossa Senhora da Conceição. Também houve moção de aplausos ao soldado Murilo Medeiros, de Braço do Norte, por ato de bravura em uma praia.

O sargento César Querino e o cabo Diógenes Querino, da PM, foram reconhecidos pelo salvamento de um bebê recém-nascido de 42 dias, em Treze de Maio, ocorrido em 2019. Ainda foram aplaudidos os soldados Kléber Goulart e Vitor Hugo, também da polícia, que impediram um ato contra a vida de um homem, na BR-101, em Içara, em novembro do ano passado.

As moções foram propostas pelo deputado estadual Ismael dos Santos (PSD). ‘Homenagem, que certamente vai brilhar nas paredes de suas casas ou nos gabinetes, mas mais do que isto, ficará gravado na memória e no coração deles esse reconhecimento. Muito mais do que reconhecer a bravura destes homens, o gesto deles é um ato pedagógico já que eles se tornam referência para as novas gerações”, declarou o parlamentar.

Já Weber disse que as homenagens ao Pelotão de Laguna reconhece um árduo trabalho. “Essa homenagem a esses valorosos bombeiros é por eles terem prestado um grande feito, salvando vidas. Quando eles adentraram no mar, eles não navegaram em águas calmas, entraram num momento de intempérie, de muito vento, de muitas ondas, e eles colocaram ali o profissionalismo e a humanidade em primeiro lugar, esquecendo a própria família, olhando o desespero das pessoas. De forma emocionada afirmo que eles merecem esse reconhecimento”.

 

Entre em nosso canal do Telegram e receba informações diárias, inclusive aos finais de semana. Acesse o link e fique por dentro: https://t.me/portalnotisul

Fonte: Agora Laguna