Mesmo com o cadastro em lojas, o telemarketing não poderá mais importunar clientes    -  Foto:Kalil de Oliveira/Notisul
Mesmo com o cadastro em lojas, o telemarketing não poderá mais importunar clientes - Foto:Kalil de Oliveira/Notisul

Tubarão

Em 30 dias, quem acessar o portal www.procon.sc.org.br e se cadastrar no serviço de bloqueio de telemarketing deixará de ser importunado. É o que orienta o coordenador do Procon em Tubarão, João Bosco Sandrini.

Segundo Sandrini, este prazo é estabelecido pelo Procon estadual. Após os 30 dias, o consumidor que receber mensagens no celular, telefonemas ou e-mails pode registrar a sua reclamação diretamente no Procon de Tubarão, localizado na Central do Cidadão, com atendimento das 13 às 17h30min. 

“Há muitas ligações. Tem pessoas mais despreparadas que fornecem seus dados pessoais e, quando menos esperam, estão matriculadas em cursos ou recebem cartões de crédito em casa. Então, tem que tomar muito cuidado com isso”, explica o coordenador do órgão de defesa ao consumidor.

Os cadastros já existiam em outros estados, como São Paulo e Rio de Janeiro, e iniciaram em Santa Catarina na última terça-feira.  Ao acessar o site do Procon estadual, o interessado cadastra seus contatos. Em seguida, um e-mail é enviado com a confirmação. Ele deve guardar esse documento para registrar futuras reclamações se novamente for importunado.

Conforme Sandrini, a demanda de serviços por reclamação é grande no município. São, em média, 500 reclamações mensais de diferentes setores. Nos meses com datas comemorativas ocorre o maior número de atendimentos.