O presidente do bloco, Renato Braz, e o engenheiro Fernando Rodrigues pregam uma folia ecológica para o próximo dia 5.
O presidente do bloco, Renato Braz, e o engenheiro Fernando Rodrigues pregam uma folia ecológica para o próximo dia 5.

Karen Novochadlo
Laguna

Curtir a festa, cuidar do meio ambiente e não poluir a cidade deveria ser atitude de todo folião. Um carnaval sustentável é justamente a proposta do Bloko Rosa, de Laguna, para este ano. A ideia é reciclar e destinar corretamente todos os resíduos gerados durante concentração do bloco. Só de latas de cerveja são 8,4 toneladas descartadas.

Cerca de 4,5 mil pessoas participarão da folia na avenida Senador Galotti, no porto pesqueiro, na praia do Mar Grosso, no próximo dia 5, sábado. Isto significa um grande consumo de água e outras bebidas. “Nós estamos nos preocupando com a higienização e reciclagem no local”, avisa o presidente do bloco, Renato Braz.

Nos abadás, também estão escritas mensagens de preservação. “Queremos que as pessoas vejam que é errado jogar copos fora. Às vezes, a lixeira está a três metros de distância”, orienta Renato.

Para a coleta do lixo e outras atividades, 25 pessoas serão contratadas. “Todas serão capacitadas, utilizarão equipamentos de proteção individual (EPIs)”, conta o engenheiro que encabeça o projeto, Fernando Rodrigues.

Além do destinamento de resíduos durante a festa, após o evento também ocorrerá o plantio de árvores da Mata Atlântica para amenizar o impacto provocado pela festança. Fernando realizou um cálculo para neutralizar a quantidade de carbono expelida durante a concentração. Na conta, levou em consideração o consumo de energia, o número de pessoas, os meios de transporte e a duração da festa. Ao todo, serão 40 árvores replantadas.

Abadás esgotados
A duas semanas do Carnaval, já encerraram as vendas dos abadás do Bloko Rosa. Todos foram vendidos. Entre as atrações que animarão a festa, destaque para o grupo Jeito Louco, que promete surpreender os convidados com uma produção de palco diferenciado, cheia de efeitos especiais. O ator global Guilherme Winter, da novela Ti-ti-ti, também é presença no camarote e trio elétrico do Bloko Rosa. Nesta edição, além de palco e uma estrutura diferente da edição passada, os participantes também terão à disposição praça de alimentação, banho de espuma, espaço para fotos e costureiras para customizar os abadás antes da folia.