O prefeito em exercício, Pepê Collaço, entregou uma placa de homenagem ao bispo.
O prefeito em exercício, Pepê Collaço, entregou uma placa de homenagem ao bispo.

Tubarão

Após cinco anos de trabalhos prestados à comunidade, o bispo Dom Jacinto Bergmann deixará Tubarão para assumir a Diocese de Pelotas, no Rio Grande do Sul. Com os olhos marejados, Dom Jacinto recebeu uma homenagem singela na prefeitura de Tubarão, ontem pela manhã.

Ainda que tenha ficado pouco tempo no município, o bispo imprimiu a sua marca na história da Cidade Azul. Dois momentos foram, inevitavelmente, os mais marcantes. O primeiro diz respeito à beatificação da serva de Deus, Albertina Berkenbrock, no dia 20 de outubro de 2007. A outra trata-se da celebração do cinquentenário de criação da Diocese de Tubarão.
O prefeito em exercício, Felippe Luiz Collaço (PP), o Pepê, entregou uma placa onde exprimiu a gratidão do município pelas ações feitas pela igreja católica, através do bispo. “Esta homenagem é mais do que justa, pois a comunidade católica participa ativamente da vida do município e presta reconhecidos trabalhos à sociedade tubaronense”, ressaltou Pepê.

Dom Jacinto, nomeado bispo de Pelotas pelo papa Bento 16, lembrou que a transferência foi uma surpresa. “Não esperava esta saída, mas os misteriosos caminhos de Deus me levam a retornar à cidade de onde vim”, salientou o bispo, emocionado. Ele disse ainda que sai de Tubarão impressionado. “Voltarei quando sentir saudades. Fui recebido de braços abertos por todos, acolhido como um de seus filhos, e hoje é assim que me sinto: filho desta cidade hospitaleira”, afirmou.

Projeto para a construção
de ponte ganha força

Os prefeitos Felippe Luiz Collaço (PP), o Pepê, de Tubarão, e Luiz Carlos Brunel Alves (PMDB), de Capivari de Baixo, “vistoriaram” os terrenos às margens do rio Tubarão, localizados nas fronteiras das duas cidades. O objetivo foi estreitar as administrações para que, em breve futuro, uma ponte seja edificada no local a fim de melhorar o acesso entre os municípios.

Pepê Collaço anunciou que o projeto ficará pronto até o fim deste ano. O local da obra fica entre o trecho norte de Tubarão – no fim da avenida Marcolino Martins Cabral – e o sul de Capivari – avenida Paulo Santo de Mello. “Esta ponte será uma ligação de amizade entre a mãe Tubarão e a filha Capivari”, brincou Brunel.

Agenda de Pepê
O desenvolvimento industrial de Tubarão ganhará mais um reforço hoje, com a criação de um Condomínio Industrial para Micro e Pequenas Empresas. O desmembramento da área de 69 mil metros, onde será instalado o condomínio, será assinado pelo prefeito em exercício, Felippe Luiz Collaço (PP), às 15h30min, na sala de atos da prefeitura.