Simples e rápido, Batista lembrou de sua trajetória como homem público de forma emocionante. Ele será prefeito até a quinta-feira da próxima semana. O mandatário eleito, Manoel Bertoncini, e o vice, Pepê Collaço (PP), saem de férias.
Simples e rápido, Batista lembrou de sua trajetória como homem público de forma emocionante. Ele será prefeito até a quinta-feira da próxima semana. O mandatário eleito, Manoel Bertoncini, e o vice, Pepê Collaço (PP), saem de férias.

Zahyra Mattar
Tubarão

O novo prefeito de Tubarão é da mesma sigla, mas tem outra assinatura. O presidente do legislativo, João Batista de Andrade, o Sargento Batista (PSDB), será o responsável pelo executivo pelos próximos dez dias. O eleito, Manoel Bertoncini, e o vice, Pepê Collaço (PP), saem para merecidas férias.
A posse, ontem de manhã, foi muito prestigiada. Batista, inclusive, teve uma série de reuniões e outros despachos à tarde. O tempo dele à frente do executivo é curto – até a quinta-feira da próxima semana -, mas será o suficiente para ele deixar a sua marca.
 

Na próxima semana, o prefeito Batista lança um projeto de planejamento para a cidade. A ideia, inédita, visa construir uma espécie de plano diretor administrativo para Tubarão. “Quero plantar uma sementinha, mas que tem tudo para ser uma árvore grande e forte”, define.
 

Não se trata de uma lei, pelo menos por enquanto, mas de um documento que pretende dar um norte para esta e as futuras administrações. “Vou propor que poder público e sociedade organizem-se para discutir qual o futuro quer para a nossa cidade. Vamos definir qual a identidade de cada setor e do nosso município e quais as ações precisam ser implementadas a curto, médio e longo prazo para chegarmos ao nosso objetivo”, conceitua Batista.
 

Ontem, o primeiro compromisso oficial de Batista como prefeito foi a entrega do prêmio Salim Mussi Miguel, para os atletas que melhor representaram a cidade nas competições ao longo de 2010 (leia mais na página 13). Hoje, o prefeito interino concede entrevistas e recebe correligionários.

Trajetória

João Batista de Andrade é policial militar, advogado, pós-graduado em gestão de trânsito e meio ambiente. Na política, exerceu mandato de vereador na gestão 2001-2004, quando foi líder do governo na câmara. Foi candidato a deputado federal em 2002 e obteve mais de 20 mil votos.
Em 2005, foi convidado pelo ex-prefeito Carlos Stüpp (PSDB) para comandar a recém-criada secretaria de segurança e trânsito, cargo que ocupou até abril deste ano, quando voltou à câmara de vereadores na condição de presidente da casa.