A abertura tem grande importância para as comunidades que vivem no seu entorno  -  Foto:Cláudio Lima/Divulgação/Notisul
A abertura tem grande importância para as comunidades que vivem no seu entorno - Foto:Cláudio Lima/Divulgação/Notisul

Imbituba

Com respeito a todo o procedimento e, ao avaliar o volume de água na Lagoa de Ibiraquera, em Imbituba, os representantes do comitê gestor da abertura da barra decidiram por abrir a comunicação da lagoa com o mar hoje.

Com as condições favoráveis, uma máquina realizará o trabalho por meio de um valo. “Fizemos o processo de avaliação e optamos  pela abertura, principalmente devido ao alto volume de chuvas das últimas semanas”, ressalta o secretário de turismo, Paulo Sefton.

A Barra da Lagoa de Ibiraquera situa-se no interior da Área de Proteção Ambiental (APA) da Baleia Franca, e sua abertura tem grande importância para as comunidades que vivem no seu entorno, pois garante a renovação das águas da lagoa e a entrada de peixes e larvas de camarão, cuja pesca é uma das atividades econômicas importantes para a população da região.

Um conjunto de critérios deve ser atendido para a autorização da abertura da barra, como as condições de marés e ventos, o nível da lagoa  – que é controlado por meio de duas réguas, e a presença de larvas de camarões e cardumes de peixes no oceano. 

O processo é um acordo entre APA da Baleia Franca e prefeitura de Imbituba, com os pescadores, moradores, esportistas e empresários. A localidade, por sua beleza, é um dos pontos turísticos mais procurados na unidade de conservação.