Tubarão

Uma técnica diferente de banho já começa a apresentar os primeiros resultados positivos aos prematuros internados na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Neonatal e Pediátrica do Hospital Nossa Senhora da Conceição, de Tubarão. O banho no balde ajuda o bebê a relaxar, reduz as cólicas, deixar o sono mais tranquilo e ainda contribui para o desenvolvimento dos pequenos pacientes.

Segundo a fisioterapeuta Daniella Regina Marcelino, a água quentinha e os exercícios de fisioterapia têm auxiliado os bebês com problemas de falta de oxigenação pulmonar. “Com o relaxamento provocado pela água aquecida, a musculatura respiratória dos bebês é melhor trabalhada”, detalha. A terapia na água também beneficia o sistema musculatório, músculo esquelético e nervoso.

O banho no balde virou uma espécie de mania entre as mamães no mundo todo e pode ser definido como uma transição tranquila do útero materno ao ambiente externo. A técnica pode ser aplicada a partir dos primeiros dias de vida, desde que o adulto esteja devidamente orientado e siga as recomendações quanto ao nível da água e o posicionamento do bebê.