O DVD “35 Anos de Rock Rural” foi gravado no Teatro do CIC, em Florianópolis, no ano passado. - Foto: Assessoria de Imprensa Sesc/SC/Divulgação/Notisul.
O DVD “35 Anos de Rock Rural” foi gravado no Teatro do CIC, em Florianópolis, no ano passado. - Foto: Assessoria de Imprensa Sesc/SC/Divulgação/Notisul.

Laguna

Ícone da música catarinense dos anos 1980, a banda Expresso Rural apresentará os seus grandes sucessos no Cine Teatro Mussi, em Laguna, no próximo dia 10, às 20 horas. O show integra a turnê de lançamento do DVD 35 Anos de Rock Rural do grupo, composto pelos músicos Daniel Lucena (voz), Volnei Varaschim (violão), Zeca Petry (violão solo), Paulo Back (baixo), Ricardo Malagoli (bateria) e Tayrone Mandelli (sax e flauta). 

Neste espetáculo, eles tocarão as canções que embalaram os corações, com roupagens acústicas e atuais. Os ingressos serão distribuídos de forma gratuita, no Sesc de Laguna, no dia 7, por ordem de chegada.  

O Expresso Rural nasceu no auge da época dos festivais de música, sob influência de grupos como 14 Bis, Boca Livre, Almôndegas, Trio Sá, Rodrix e Guarabira. O grupo chamou a atenção pela levada melódica, vocais harmoniosos e pelas canções de Daniel, e alavancou no Brasil o estilo que marcou a sua carreira, o Rock Rural. 

Em 1983, depois de ter tocado praticamente em toda Santa Catarina e também em São Paulo, o Expresso gravou o seu 1º disco, Nas Manhãs do Sul do Mundo, o mais vendido no estado catarinense. Das dez músicas, nove emplacaram os primeiros lugares nas rádios. O sucesso foi tanto que logo o Expresso Rural começou a preparar o seu segundo disco, Certos Amigos, título da canção considerada o grande sucesso do grupo. 

Em 1986, a banda viaja para a Europa, onde grava o seu terceiro disco denominado Impar. Depois de um tempo parada, acabou se reencontrando em 1991 para um único show de comemoração dos dez anos em Florianópolis, juntando todos os componentes originais. Em 1993, o grupo se reúne e grava o derradeiro disco, denominado Romance em Casablanca. A banda encerrou a sua atividade em 1995.