Liliane Dias

Tubarão/Capivari de Baixo

Depois de duas semanas em confinamento social, medidas começam a ser adotadas para regularizar a situação no Estado. Após a determinação do presidente, Jair Bolsonaro, autorizando as casas lotéricas a reabrir os estabelecimentos, muitas permaneceram fechadas aguardando a determinação do governo do Estado. A definição veio no início da noite desta quinta-feira (26), com a autorização de reabertura a partir de segunda-feira (30).

O proprietário da Lotérica Mega Prêmios em Capivari de Baixo, Adam Dutra Machado, disse que a princípio permaneceriam fechados. A intenção foi de mesmo com a determinação do presidente, um grupo de proprietários de casas lotéricas optou em aguardar o pronunciamento do chefe do poder Executivo estadual. “Com a determinação ficamos confusos, até mesmo porque a ação da polícia seria em acato a determinação do Estado e não da presidência”, pontua.

Com o pronunciamento do governador nesta quinta-feira, as lotéricas abrirão a partir da segunda-feira, mas com algumas ações em benefício da saúde dos clientes e colaboradores. “Obvio que medidas e restrições serão adotadas como um determinado número de clientes no estabelecimento, o espaço entre as pessoas e utilização de álcool em gel”, ressalta.

Em Capivari de Baixo, mesmo sendo feriado por causado aniversário do município, a lotérica estará aberta. “Com todos esses dias fechada, tem muitas pessoas precisando do serviço e é uma forma de colaborarmos e fazermos a nossa parte”, afirma. A lotérica funciona das 8h30 às 18h30, sem fechar para o almoço.

Quanto aos bancos, entramos em contato com o gerente geral da agência do Banco do Brasil, do centro, de Tubarão, Nilson Machado Júnior, e até o fechamento desta matéria nenhuma informação oficial havia sido repassada pelo Banco do Brasil sobre a retomada das atividades na segunda-feira (30).

Enquanto os serviços não normalizam o horário de atendimento da sala de autoatendimento (SAA) na agência do centro, os conhecidos caixas eletrônicos da agência é das 6h às 22h. “Nossas salas de autoatendimento estão bem identificadas, inclusive com demarcação no solo para distância de segurança entre as pessoas”, pontua o gerente.

                                                                                                 

Vale ressaltar que mesmo com a retomada de algumas atividades, a solicitação do governo do Estado é de que as pessoas permaneçam em casa, principalmente as com mais idade. Para isso, o INSS prorrogou o prazo para a prova de vida. O INSS não bloqueará os benefícios daqueles que não realizarem a prova de vida nos próximos 120 dias.