Zahyra Mattar
Imbituba

A temporada de verão 2010/2011 já está na ‘porta’. E a região é privilegiada quando o quesito é praias e lagoas. Turistas de todo o país vêm atraídos pela nossa hospitalidade, belezas naturais e balneários que não deixam nada a desejar em comparação com locais mais badalados.

Na região, a balneabilidade das águas é um diferencial. Alguns pontos, é verdade, sempre figuram entre os impróprios para o banho. Mas ainda assim, na maioria dos levantamentos feitos pela Fatma, a região destaca-se por ter a boa parte dos pontos com água boa.

A partir da próxima semana, os relatórios voltam a ser feitos em menor espaço de tempo. O último de outubro, divulgado neste feriado, mostrou três pontos impróprios na região. Dois ficam na Praia de Garopaba. O outro é a Lagoa de Cabeçudas, em Laguna (veja o quadro).

Ao todo, são coletadas amostras em 176 pontos dos 194 monitorados no estado. Deste total, 20 ficam na região. Neste começo de mês, Santa Catarina está com 37 pontos impróprios, o equivalente a um índice de 19,07% de locais não indicados ao banhista.

As coletas a cada sete dias iniciam na próxima segunda-feira e seguem até o dia 1º de abril de 2011. Contudo, o primeiro relatório semanal será divulgado somente a partir do dia 10 de dezembro. “Precisamos de cinco semanas consecutivas de coleta e análise do material para obter um resultado. Isto garante fidelidade nos relatórios”, explica o técnico da Fatma Marlon Daniel da Silva.