Balneabilidade: relatório aponta que 71% do litoral catarinense está próprio

#Pracegover Foto: na imagem há prédios, pedras e lagoa
#Pracegover Foto: na imagem há prédios, pedras e lagoa

O Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA/SC) divulga o novo relatório de balneabilidade referente a coletas realizadas entre os dias 01 e 05 de fevereiro de 2021. De acordo com os resultados, 71% dos pontos analisados no litoral do Estado estão próprios para banho.

Na capital, dos 87 pontos onde há coletas, 64 estão adequados para receber banhistas, o que representa 73,6%. Nas outras regiões, dos 144 locais averiguados, 100 apresentaram resultados positivos para balneabilidade, o que indica 69,4%. Com relação ao relatório anterior, observa-se que três pontos passaram da condição de próprio para impróprio e nove passaram da condição de impróprio para próprio.

O Instituto identificou que alguns pontos na Lagoa da Conceição voltaram à condição de propriedade mesmo após o rompimento da lagoa artificial. No entanto, o órgão recomenda cautela ao tomar banho no local.

As coletas e amostragens são realizadas nos municípios de Araranguá, Bal. Arroio do Silva, Bal. Gaivota, Bal. Camboriú, Bal. Rincão, Barra Velha, Biguaçu, Bombinhas, Florianópolis, Garopaba, Gov. Celso Ramos, Imbituba, Itajaí, Itapema, Itapoá, Jaguaruna, Joinville, Laguna, Navegantes, Palhoça, Passo de Torres, Penha, Balneário Piçarras, Porto Belo, São Francisco do Sul e São José.

O IMA conta com apoio do Corpo de Bombeiros para a realização das coletas. O resultado pode ser acessado em balneabilidade.ima.sc.gov.br e no aplicativo Praia Segura. A próxima atualização ocorre no dia 12 de fevereiro.

Entre em nosso canal do Telegram e receba informações diárias, inclusive aos finais de semana. Acesse o link e fique por dentro: https://t.me/portalnotisul

Fonte: IMA