#Pracegover Foto: placa tranzendo a informação que o local é impróprio para banho
#Pracegover Foto: placa tranzendo a informação que o local é impróprio para banho

Das praias e Lagoas de Garopaba, Imbituba, Jaguaruna e Laguna, há dois pontos impróprios para banho, conforme boletim divulgado nesta sexta-feira (13) pelo Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA). Com isso, a expectativa que catarinenses e turistas dos demais Estados e de outros países não ignorem as condições de balneabilidade e expõem a saúde a vários riscos.

Um dos locais impróprios para banho é o ponto 4 da Lagoa da Ferrugem. Os outros quatro locais analisados na cidade estão aptos para o banho. Por outro lado, dos oito locais averiguados em Imbituba, eles também estão próprios para banho. Jaguaruna foram analisados três pontos, porém na Cidade das Praias há um local que os banhistas não devem entrar, no ponto 1 da Praia do Arroio Corrente e dos sete pontos vistoriados em Laguna, os sete estão aptos para os banhistas.

O IMA-SC diz que um balneário é considerado impróprio quando em mais de 20% de um conjunto de amostras coletadas nas últimas cinco semanas anteriores, no mesmo local, for [constado índice de presença de bactéria] superior a 800 Escherichia coli por 100 mililitros ou quando, na última coleta, o resultado for superior a 2000 Escherichia coli por 100 mililitros. Por sua vez, a praia tem avaliação positiva quando em 80% ou mais de um conjunto de amostras coletadas nas últimas cinco semanas anteriores, no mesmo local houver no máximo 800 Escherichia coli por 100 mililitros.

De novembro a março, o IMA realiza semanalmente a pesquisa da qualidade da água do mar para banho e divulga no site balneabilidade.ima.sc.gov.br e pelo aplicativo Praia Segura, do Corpo de Bombeiros. O IMA alerta para os atos de vandalismo às placas de balneabilidade, especialmente nas Praias de Canasvieiras, Cachoeira do Bom Jesus e Ponta das Canas, em Florianópolis e solicita que os banhistas, sempre que possível, acessem o site balneabilidade.ima.sc.gov.br para saber a condição atualizada e correta do ponto.

Entre em nosso canal do Telegram e receba informações diárias, inclusive aos finais de semana. Acesse o link e fique por dentro: https://t.me/portalnotisul