#Pracegover Na foto, baleias e surfistas dividem o mar
Fotos: Júlio Vicente/Divulgação

Em Imbituba, surfistas foram tiveram que dividir o mar com duas baleias-franca que estavam bem próximas à costa da Praia do Rosa Norte. A presença de um filhote acompanhado da mãe tirou o fôlego de quem estava na água e também na beira do mar.

O caso aconteceu nesta segunda-feira (26) e foi registrado pelo guia turístico para observação de baleias, Júlio Vicente, que trabalha na área há 18 anos e relatou jamais ter visto uma interação assim. As imagens ganharam repercussão nas redes sociais pelo belo espetáculo.

Quem chegou primeiro foi o filhote e em alguns momentos parecia interagir com os surfistas. Em seguida a mãe se aproximou para buscar o “pequeno bebê”. Os surfistas pararam para apreciar a presença das baleias e respeitar a presença dos animais. Foram cerca de 60 minutos ao lado das gigantes do mar!

Não dá para ter certeza dos motivos reais da aproximação. Mas de acordo com Karina Groch, do Instituto Australis, com análise no comportamento das baleias que migram anualmente para o litoral sul de Santa Catarina, o filhote se aproximou dos surfistas por curiosidade e a mãe foi atrás para garantir que não encalhasse na beira da praia.