Foto: Divulgação/ProFranca/Notisul

Um grupo de baleias-de-bryde foi avistado na praia Itapirubá Norte, em Imbituba, neste domingo. O registro foi feito por uma equipe do Projeto ProFRANCA/Instituto Australis. Diferente da baleia-franca, que anualmente visita a costa do litoral sul para procriar, a baleia-de-bryde aparece sazonalmente na região em busca de cardumes.

A baleia-de-bryde é a única espécie que vive apenas em regiões temperadas e tropicais, e não migra para regiões polares. Elas se movimentam longitudinalmente entre regiões costeiras e oceânicas.

Estas baleias podem chegar a 15 metros de comprimento e 26 toneladas, aqui no Brasil aparecem mais nas regiões Sudeste e Sul. A baleia-de-bryde não tem um período reprodutivo específico então os filhotes nascem ao longo do ano, a cada 2 anos em média.

A espécie foi identificada por possuir uma quilha central proeminente e duas quilhas laterais na região da cabeça. Normalmente são vistas acompanhadas de poucas baleias da mesma espécie entre Cabo Frio, no Rio de Janeiro e Cabo de Santa Marta, em Laguna.

Entre em nosso canal do Telegram e receba informações diárias, inclusive aos finais de semana. Acesse o link e fique por dentro: https://t.me/portalnotisul