Imbituba

O tempo esfriou e a expectativa das operadoras de turismo de observação de baleia aumenta à medida que se aproxima a temporada das baleias franca no sul do estado. Em Imbituba, o berço da espécie no país, tudo está preparado para fazer desta, uma das melhores temporadas turísticas de avistagem dos últimos anos.

A cidade recebe, a cada ano, um maior número de visitantes, resultado de um forte e maciço trabalho de divulgação, feita em 87 países. Isto gerou um aumento significativo no número de turistas na cidade. No comparativa entre 2008 e ano passado, foram 73,8% a mais de brasileiros e 26,2% de estrangeiros.

Paralelamente a isso, os empresários, especialmente do setor hoteleiro, investem pesado em infraestrutura a fim de atrair ainda mais o turista. Um exemplo é a construção, no ano passado, do observatório no Imbituba Praia Hotel. “Para este ano foram instalados instrumentos apropriados para facilitar a observação”, ressalta o recepcionista do hotel, Alexandre Matte.

Alexandre destaca ainda que até o início da temporada, que deve começar em meados de julho, pacotes devem ser elaborados com objetivo de atrair os turistas, principalmente do oeste de Santa Catarina, de onde vem a maior demanda nesta temporada.