Imbituba

Para quem quer ver de perto as ilustres visitantes de inverno do litoral catarinense, a hora é agora. A segunda quinzena deste mês começou com a intensificação de registros de avistagens de baleias franca entre Torres, no Rio Grande do Sul, e Florianópolis, o que caracteriza o início do pico da temporada de observação da espécie no estado.

Conforme os números do Projeto Baleia Franca (PBF), somente nos últimos 15 dias foram relatadas mais de 200 avistagens na porção centro-sul do litoral de Santa Catarina e no município de Torres. As praias localizadas no entorno de Laguna e Imbituba consolidam-se como recordistas em avistagens, entretanto as constantes ocorrências em Torres e Florianópolis comprovam o padrão de distribuição do período.

“Por estarem compreendidas entre o centro e o sul de nossa costa, as praias de Garopaba, Imbituba e Laguna registram maior ocorrência destes cetáceos, mas percebemos que a maioria dos grupos ainda não optou por um lugar de permanência. Elas estão em trânsito”, explica a diretora de pesquisa do PBF/Brasil, a Ph.D. em biologia animal, Karina Groch.

Os locais favoritos desta temporada só serão definidos durante o pico de avistagens, que começa exatamente agora e segue até a primeira quinzena de outubro. “Depois deste período, até novembro, os grupos começam a viagem de volta ao polo sul”, detalha Karina.