Foto: Polícia Federal/Divulgação

O voo fretado pelo governo dos Estados Unidos para trazer de volta ao Brasil 106 brasileiros deportados, chega na tarde desta sexta-feira (21), no Aeroporto de Confins, em Belo Horizonte. Todos teriam sido detidos após entrarem de forma ilegal em território norte-americano.

Este é o primeiro voo que deporta brasileiros desde que Joe Biden assumiu a presidência dos EUA. A política de deportação dos EUA foi intensificada em 2019 pelo então presidente norte-americano Donald Trump que endureceu a legislação contra imigrantes ilegais.

Segundo o Itamaraty, “o processo de deportação ocorre integralmente sob as leis e a jurisdição soberana dos Estados Unidos”. A deportação ocorre quatro meses após o presidente dos EUA, Joe Biden, assumir como chefe de governo e enviar, ao Congresso, uma proposta de reforma das leis de imigração.

Caso seja aprovada, a proposta permitirá ao governo, futuramente, implementar ações de regularização da condição de milhões de imigrantes que vivem sem documentos no país.

 

Fonte: Agência Brasil

Entre em nosso canal do Telegram e receba informações diárias, inclusive aos finais de semana. Acesse o link e fique por dentro: https://t.me/portalnotisul