Laguna
 
Os carnês do IPTU de Laguna começam a ser despachados pelo correio na próxima segunda-feira. Este ano, o imposto teve reajuste de 5,01% em cima do valor dos imóveis e 30% sobre o preço dos terrenos.
 
Quem optar por quitar a dívida com o fisco municipal à vista, receberá 20% de desconto. O vencimento é dia 15 do próximo mês.
 
Também na modalidade à vista, mas com vencimento estendido para 15 de março, o abatimento chega a 15%. Quem optar pelo parcelamento, pode quitar o IPTU em até seis vezes.
 
Uma novidade é que a taxa do recolhimento do lixo, antes inclusa na fatura de energia elétrica, agora será cobrada junto com o IPTU.
 
O valor é calculado conforme o número de imóveis e os gastos com a coleta de lixo realizada anualmente pelo município. No total, foram lançados R$ 13,8 milhões em IPTU e R$ 1,2 milhão do lixo.
 
Apesar da boa perspectiva, o secretário da fazenda, Nauro Pinho, acredita que apenas metade disso será arrecadada. Em 2009, por exemplo, a inadimplência em Laguna chegou a 70%.

 
Serviço
Os contribuintes com dúvidas podem buscar informações por meio do telefone 3647-8719. Quem preferir pode retirar o carnê pelo site da prefeitura: www.laguna.sc.gov.br.