Os veículos que trafegam nos dois sentidos da rua Lauro Müller poderão acessar a ponte ao mesmo tempo
Os veículos que trafegam nos dois sentidos da rua Lauro Müller poderão acessar a ponte ao mesmo tempo

Tubarão

 

Os veículos que acessam a ponte Dilney Chaves Cabral, em Tubarão, a partir da rua Lauro Müller (beira rio), passaram a ter mais tempo de ‘sinal verde’. Foram reprogramados para dois tempos os semáforos do cruzamento com a Tubalcain Faraco (do Notisul). Dessa forma, os veículos que trafegam nos dois sentidos da Lauro Müller entrarão na ponte ao mesmo tempo.  
 
A medida, adotada em caráter experimental pela secretaria de segurança e patrimônio da prefeitura, objetiva melhorar o fluxo e reduzir frequentes filas nos dois sentidos, especialmente em horários de maior movimento. 
 
Para garantir a segurança de motoristas e pedestres, as alterações da pista e melhorias na sinalização ocorrem desde setembro. O primeiro passo foi a correção da curva feita pelos veículos que acessam a ponte pela Lauro Müller, que vêm das proximidades do Colégio São José. “Até então, o traçado da pista forçava os veículos a invadirem a pista esquerda ao entrar na ponte”, lembra o engenheiro do departamento de trânsito, Rodrigo Vieira Joaquim.
 
Com a retificação, já é possível entrar na ponte diretamente na faixa da direita. Dessa forma, os veículos que trafegam pela Lauro Müller, tanto pelo trecho de mão única, quanto pelo de mão dupla, já podem entrar na ponte simultaneamente, sem risco de choque.
 
Hoje, será concluída a sinalização de pista e, na sequência, a colocação de placas de orientação. Um pequeno trecho de calçada também foi construído na cabeceira da ponte, onde o traçado da pista foi alterado.
 
 
Estacionamento rotativo será reativado no fim deste mês
 
Karen Novochadlo
Tubarão

 
Até o fim do deste mês, deve entrar em funcionamento pelo menos um dos três setores do estacionamento rotativo Área Azul, em Tubarão. A previsão inicial era de que já estivessem ativados nesta semana, mas ocorreram alguns problemas que já foram contornados. 
“Desta vez, não foi a chuva que atrapalhou, fui eu”, brinca o diretor da Tetran, uma das empresas do consórcio Extran, Sérgio Diniz, que, apesar do bom humor, tem pressa para que o equipamento comece a funcionar. Os parquímetros já foram instalados em trechos da avenida Marcolino Martins Cabral e outras ruas próximas. O trabalho deve terminar esta semana. 
Na próxima quarta-feira, um técnico da Tetran deverá vir a Tubarão para instalar os sensores do estacionamento e outras peças. E deixar tudo funcionamento nos trinques. Quanto à contratação dos funcionários, cerca de 20 vagas para monitores ainda não foram preenchidas. 
Em Tubarão, inicialmente, as 1.064 vagas do estacionamento rotativo foram divididas em três setores. A primeira ficará na avenida Marcolino, entre o Art Hotel e o Calçadão, parte da avenida Marechal Deodoro e da Lauro Müller, e a rua Coronel Collaço (morro da Catedral). O outro setor ficará entre o Calçadão e o Colégio São José, na avenida Marcolino, na rua Lauro Müller e avenida Rodovalho. O último, será na Marcolino, do Hospital Nossa Senhora da Conceição até o Posto Canário.