Natural de Orleans, Rodrigo aderiu à campanha da RFCC  -  Foto:Daniel Librelato/RFCC Orleans/Divulgação/Notisul
Natural de Orleans, Rodrigo aderiu à campanha da RFCC - Foto:Daniel Librelato/RFCC Orleans/Divulgação/Notisul

Orleans

As voluntárias da Rede Feminina de Combate ao Câncer (RFCC) de Orleans contam com uma bela ajuda na campanha Novembro Azul. O modelo, ator e apresentador Rodrigo Hilbert esteve em sua cidade natal e vestiu, literalmente, a camisa de conscientização sobre a prevenção do câncer de próstata. 

A ação foi lançada oficialmente com a elaboração da camiseta, cuja renda das vendas será utilizada na realização dos trabalhos da entidade.

Conforme informações do site oficial da campanha, os exames consistem na dosagem sérica do PSA e no exame de toque retal, que são complementares, pois cerca de 20% dos casos não são detectados pelo PSA. Recomenda-se que homens a partir de 50 anos procurem anualmente um urologista para a realização dos exames preventivos. 

Entretanto, indivíduos dentro do grupo com mais chance de desenvolver a doença devem iniciar a prevenção a partir dos 45 anos. São eles: homens com história familiar de câncer de próstata, da raça negra, sedentários e obesos.

"O câncer de próstata é o tumor mais frequente em homens. Hoje, representa cerca de quatro em cada dez cânceres que atingem a população masculina brasileira com mais de 50 anos. O objetivo é alertar sobre a importância em cuidar de sua saúde, pois quando diagnosticado tardiamente, pode ser fatal", informou a presidente da Rede Feminina, Mirele Debiasi.

Para adquirir as camisetas
As camisetas personalizadas podem ser adquiridas na Rede Feminina, localizada anexa à Fundação Hospitalar Santa Otília, de segunda a sexta-feira, das 13h30min às 17 horas. As voluntárias também estão disponíveis nos telefones: (48) 9926-4507 ou (48) 9109-0020. No próximo dia 30, às 19h30min, uma palestra sobre a campanha será realizada no Centro de Vivência da Unibave.