#Pracegover Foto: na imagem há um jovem segurando uma faixa
#Pracegover Foto: na imagem há um jovem segurando uma faixa

O Campeonato Brasileiro Juvenil e Júnior de Natação, em Recife, Pernambuco, ficará marcado na história da Associação Tubaronense de Natação (ATN). Isabela Mazuco conquistou a primeira medalha para a natação da Cidade Azul ao ficar com o bronze nos 50m livre na categoria Júnior 1 nesta quarta-feira (28).

Nadando na raia 3, a tubaronense terminou a prova em 26s77 e garantiu a medalha de bronze. A atleta do Corinthians, Deyse Barbosa ficou com o ouro ao cravar 1min25s98 e a nadadora do clube Pinheiros, Giovana Medeiros com a prata, com 26s64.

A competição nacional teve início nesta quarta-feira (28) e se encerra neste sábado (31). Os atletas de Tubarão viajaram para o Estado de Pernambuco nesta terça-feira (27) e um dia depois, alguns tubaronenses já participavam do certame nacional. O evento é promovido pela Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA), e suas Federações Aquáticas Estaduais filiadas.

O palco para as disputas será no Parque Aquático do Centro Esportivo Santos Dumont, localizado em Boa Viagem, na Zona Sul do Recife. O Campeonato Brasileiro Juvenil de Inverno – Troféu Arthur Sampaio Carepa contará com atletas de 15 e 16 anos e o Campeonato Brasileiro Júnior de Inverno – Troféu Dr. Tancredo Neves contará com competidores com idade de 17 a 19 anos.

Apesar de não ser um exercício tão natural para o ser humano como caminhar ou correr, a natação existe há milênios. Praticada na Grécia Antiga e pelos romanos, entre outros povos, a natação, embora popular, demorou muito para se transformar em uma competição organizada, tendo seus estilos se desenvolvido de diferentes formas ao longo da história.

Se a prática da natação é milenar, o hábito de competir em piscinas é recente. As piscinas exclusivas para competições de natação só passaram a ser utilizadas entre os anos de 1930 e 1940. Coube à Federação Internacional de Natação (Fina) determinar as medidas oficiais das piscinas de competição. Atualmente, as provas são disputadas em piscinas longas (de 50 metros), utilizadas nas Olimpíadas, ou curtas (de 25 metros).

 

Entre em nosso canal do Telegram e receba informações diárias, inclusive aos finais de semana. Acesse o link e fique por dentro: https://t.me/portalnotisul