#Pracegover Foto: na imagem há um homem com camisa azul e três bandeiras
#Pracegover Foto: na imagem há um homem com camisa azul e três bandeiras

A Cooperativa de Eletricidade de Gravatal (Cergral), tem muito para comemorar neste dia 17 de dezembro os seus 60 anos de fundação, promovendo o desenvolvimento econômico e a qualidade de vida no município. Sem perspectiva de ser atendida pela empresa de energia elétrica do Estado na época, a Cergral surgiu pela visão de lideranças locais diante da necessidade de disponibilizar para Gravatal a energia elétrica.

Para marcar a data, segundo o presidente João Vânio Mendonça Cardoso, a Cergral promove um evento nesta sexta-feira (17) para aproximar a população, colaboradores, direção e associados, iniciando às 9 horas e indo até às 16 horas no pátio ao lado da sede da cooperativa.

O evento “#vem ser cergral” tem parceria com o Serviço Social da Indústria (Sesi) que promete um dia de muitas atividades recreativas e de saúde com o Circuito Bem-Estar e o Espaço Kids. No Circuito do Bem-Estar será oferecido avaliação física, testes de glicemia e pressão arterial, massagem em cadeira Quick com massoterapeuta.

No Espaço Kids será disponibilizado equipamentos recreativos com cama elástica, chute ao gol, piscina de bolinhas e castelo pula-pula. Terá também pintura facial. Todas as atividades terão monitores para cuidar das crianças nos brinquedos.

Para quem quiser saber como é a Cergral, os gravatalenses terão o dia todo para conhecer melhor a sua cooperativa. Todos os trabalhos executados serão detalhados durante as visitas, desde a parte administrativa, passando pelo centro de operações, como é o acionamento do plantão telefônico e como a energia chega na residência de cada morador.

O evento comemorativo aos 60 anos da Cergral terá ainda sorteio e distribuição de brindes. Quem for prestigiar o evento, vai ganhar brindes como boné, relógio, squeeze, camiseta e guarda-chuva, entre outros. No final do evento tem o sorteio do grande prêmio de uma Smart TV 50’ UHD 4K Led. Mas só leva a TV para casa quem estiver presente no encerramento do evento.

HISTÓRIA

A Cergral foi fundada em 17 de dezembro de 1961 por um grupo de 30 gravatalenses com uma visão desenvolvimentista e baseados no bem-estar social e econômico, além de prever os benefícios que a geração de energia proporcionaria para o município, não medindo esforços em defender a ideia do cooperativismo. Nenhum dos fundadores estão vivos e dos ex-presidentes da Cergral, apenas José Comeli está vivo e ocupando o cargo de gerente da cooperativa.

A Cergral atende cerca de 6,5 mil consumidores ativos e 9 mil associados registrados, possuindo mais de 400 quilômetros de rede. Além de atender o município de Gravatal, estende parte de sua energia para Capivari de Baixo, Pescaria Brava, Braço do Norte e Armazém.

O presidente Vaninho lembra que a Cergral, através da área de Geração, possui participação em três pequenas centrais hidrelétricas (PCHs) e em uma usina termoelétrica (UTE).

Preocupado com o crescimento da demanda da área atendida pela cooperativa, Vaninho lembra que, para manter a qualidade no fornecimento de energia, em parceria com a Cooperzem, está sendo desenvolvido um projeto para implantação de uma nova rede de transmissão e uma subestação.

Entre em nosso canal do Telegram e receba informações diárias, inclusive aos finais de semana. Acesse o link e fique por dentro: https://t.me/portalnotisul

Fonte: Cergral