Deste sábado à tarde (23/5) até amanhã (24/5) há risco de alagamentos devido à maré alta nas regiões mais baixas do litoral catarinense. Este fenômeno será provocado principalmente pelo vento do quadrante sul que empilha água na costa, influência da lua nova e de um ciclone extratropical no litoral do RS e Uruguai que gera ondas altas, mar grosso e ressaca.

Tal condição também ocorrerá no litoral catarinense com picos de onda de 2,0 a 4,0 m, mais altos ao sul de Florianópolis e afastado da costa.

Recomenda-se especial atenção para os horários e locais próximos a desembocaduras de rios, como Rod. Diomício Freitas, Centro de Eventos – Centro Sul, avenida da Saudade, praias do Sul da Ilha de Santa Catarina, Avenida Atlântica de Balneário Camboriú, Barra Velha, Araranguá, Laguna, Itajaí, Joinville, entre outros.

Previsão de início da condição meteorológica de mar agitado e ventos

Início: 23/05/2020 às 18h
Fim: 24/05/2020 às 23h59

Região: Passo de Torres a Itajaí, sobretudo o Litoral Sul de SC.

Previsão: vento forte de oeste a sudoeste (WSW), com rajadas de 60 a 80km/h no fim deste sábado (23) e madrugada e manhã de domingo (24). Mar muito agitado a grosso, com ondulação de sul e picos de 2,5 a 3,5 m, com risco de ressaca. Essa condição é desfavorável à navegação de pequenas e médias embarcações.

Sistema: intenso sistema de alta pressão no Sul do Brasil e ciclone extratropical no oceano, em frente ao litoral do Uruguai e RS.
Fontes: Epagri/Ciram e Defesa Civil estadual