AVISOS DA DEFESA CIVIL DE SC:

OBSERVAÇÃO 29/10 12h10 – Temporais isolados com raios para o Litoral Sul, divisa com Rio Grande do Sul, nas próximas duas horas. Ocorrências ligue 199 ou 193.

ATENÇÃO 29/10 12h56 – TEMPORAIS ISOLADOS com raios e possível granizo para Jacinto Machado, Praia Grande, São João do Sul e Passo de Torres na próxima hora. Ocorrências ligue 199 ou 193.

————————————

AVISO EPAGRI:

Atenção: temporais localizados com granizo

Início: 29/10/2019 às 13h

Fim: 30/10/2019 às 23h59

Regiões:todas, mas de forma mal distribuída.

Previsão: pancadas de chuva, localmente forte, com raios. Risco de temporais localizados com granizo e ventania (rajadas próximas e acima de 60 km/h), na tarde e noite desta terça e na quarta-feira.

Sistema: convecção isolada, associada ao forte aquecimento e a um cavado (área alongada de baixa pressão) entre o RS e SC.

————————————————

Outubro termina quente com temporais localizados em SC

Terça-feira (29/10):

Tempo: sol entre algumas nuvens. Na tarde e noite, pancadas mal distribuídas de chuva com raios. Risco de temporais localizados com ventania e granizo (AVISO METEOROLÓGICO ACIMA).

Temperatura: bem elevada.

Vento: nordeste, com variação para sul no Litoral Sul, fraco a moderado com rajadas mais fortes associadas à temporais.

Sistema: convecção isolada, associada ao forte aquecimento e a um cavado (área alongada de baixa pressão) entre o RS e SC.

Quarta-feira (30/10):

Tempo: sol com variação de nuvens em SC. À tarde e noite, pancadas mal distribuídas de chuva com raios. Persiste a condição de temporais localizados com ventania e granizo (Aviso Meteorológico).

Temperatura: bem elevada.

Vento: nordeste a noroeste, fraco a moderado com rajadas.

Sistema: convecção isolada, associada ao forte aquecimento e a um cavado (área alongada de baixa pressão) entre o RS e SC.

Quinta-feira (31/10):

Tempo: instável com chuva e raios no decorrer do dia, devido ao deslocamento de uma frente fria. No norte do estado, chuva especialmente na tarde e noite. Risco de temporais localizados com granizo.

Temperatura: mais elevada no norte de SC.

Vento: noroeste a sudeste, fraco a moderado com rajadas.

Sexta-feira (01/11):

Tempo: sol entre nuvens em SC. Na Grande Florianópolis, Vale do Itajaí e Litoral Norte, chuva fraca e isolada, associada à circulação marítima. No Oeste e Meio-Oeste, pancadas bem isoladas de chuva com raios à tarde.

Temperatura: mais elevada no oeste.

Vento: sudeste a nordeste, fraco a moderado com rajadas.

Sábado (02/11):

Tempo: sol entre nuvens em SC. Na Grande Florianópolis, Vale do Itajaí e Litoral Norte, chuva fraca e isolada no início do dia, associada à circulação marítima. Na tarde e noite, condição de pancadas de chuva com raios em todas as regiões, devido ao deslocamento de uma nova frente fria.

Temperatura: elevada, diminuindo na tarde e noite.

Vento: nordeste a sul, fraco a moderado com rajadas.

TENDÊNCIA de 03 a 12 de novembro de 2019

Novembro começa com a condição de pancadas frequentes de chuva, observada nos últimos dias, por vezes acompanhadas de temporais com chuva forte, ventania e granizo, devido ao aquecimento e elevados índices de umidade, e passagens de frentes frias pelo Litoral de SC. Essa situação é típica e esperada nesta época do ano.