O trajeto entre Tubarão e Jaguaruna via bairro Congonhas é bastante procurado, especialmente no verão
O trajeto entre Tubarão e Jaguaruna via bairro Congonhas é bastante procurado, especialmente no verão

 

Zahyra Mattar
Jaguaruna
 
Do lado de Tubarão, a estrada de Congonhas, um dos principais – e mais tranquilos – acessos para as praias de Jaguaruna, está quase toda asfaltada. Do lado da cidade vizinha, a continuação da via ganha o nome de estrada de Jabuticabeira. Porém, é pó nos dias de sol e lama nos dias de chuva.
 
Para fechar um anel viário turístico na região, o prefeito de Jaguaruna, Inimar Felisbino Duarte (PMDB), quer pavimentar os aproximadamente dez quilômetros. “É um dos acesso mais importantes para o norte da cidade, além de encurtar a distância para as praias. Esta obra garante o crescimento de toda esta região”, justifica.
 
Mas, para alavancar a obra, é necessário elaborar primeiro o projeto da obra. E será justamente o pedido de verba para fazer isso que Inimar oficializará ao estado no próximo mês. “Quero aproveitar a entrega da ordem de serviço para construção da ponte de Congonhas para unir a região em torno desta ideia e para solicitar o recurso para o projeto”, antecipa o prefeito.
 
Não existe, ainda, um levantamento orçamentário para avaliar o custo da obra. A projeção inicial é que seja necessário, no mínimo, cerca de R$ 10 milhões. O valor, contudo, pode ser maior, isso porque é o projeto que ditará o que precisa ser feito, como pontes e rede de drenagem – hoje inexistente na estrada -, entre outros pontos.