Artista derrete armas e transforma em pás para plantar árvores

Um ativista mexicano chamado Pedro Reyes teve a ideia de transformar armas em pás para plantar árvores. Ele mora justamente em Culiacán, a cidade com a maior taxa de mortes por armas de fogo no país. Lá, muitas pessoas conhecem as conseqüências devastadoras das armas.

 

Reyes é um artista da Cidade do México que cria a partir dos fracassos da cultura moderna uma perspectiva positiva. Ele sentiu que a partir das armas, um agente de morte poderia haver transformação. E que sim, havia algo de positivo e bom no material, que poderia ser aproveitado.

Campanha

Ele começou uma campanha pedindo aos moradores que entregassem suas armas em troca de um cupom pra comprar eletrônicos ou eletrodomésticos. Depois que Pedro coletou 1.527 pistolas para o projeto ‘Palas por Pistolas’ ou ‘Pás por armas’, elas foram levadas para uma base militar e esmagadas publicamente com um trator, derretidas e transformadas em 1.527 cabeças de pá.

Essas novas pás foram distribuídas para instituições de arte e escolas públicas, onde as pessoas da comunidade utilizam para plantar milhares de árvores. “Agora elas existem apenas com o propósito de plantar árvores e criar vida!”

Algumas das lâminas alcançaram a Galeria de Arte de Vancouver, o Instituto de Arte de São Francisco, a Maison Rouge em Paris e outros lugares do mundo.

“Uma pá, como uma arma, pode ser usada para um propósito produtivo, ou com ódio. Mas graças a essa mudança de perspectiva, podemos transformar o que dói em algo que beneficia a todos nós”, concluiu.