Maria Alice, de 3 anos, é uma menina alegre e gosta muito de brincar. Desde que nasceu, ela e sua família, que residem no bairro Oficinas, em Tubarão, enfrentam desafios a cada dia, sem nunca perder a coragem, a fé e o amor.

Mesmo em meio a tudo isso, a pequena mantém seu lindo sorriso que ilumina a todos ao seu redor. Ela nasceu com paralisia cerebral motora, o que dificulta seus movimentos causando encurtamentos e deformidades.

A doença surgiu após uma intercorrência na gravidez gemelar. “A Helenice nasceu sem problemas de saúde, mas ela não”, conta Debora da Rosa Luz, mãe da garotinha.

Graças a ajuda de todos que se sensibilizam pela causa e uma liminar judicial, Maria consegue fazer todos os tratamentos de reabilitação que necessita, com exceção da terapia ocupacional.

A menina teve sua terapia ocupacional cortada pela Justiça e precisa do tratamento para o seu desenvolvimento. “Além disso, minha filha gosta muito de ir para a terapia, sente muita falta das sessões quando não pode ir, isso nos deixa muito angustiados”.

Diante disso, a família e amigos organizaram um Arraiá Solidário em formato drive-thru (veja abaixo como funcionará). O evento terá duração de dois dias com o intuito de arrecadar dinheiro para a terapia ocupacional e terapia cognitivo-comportamental.

O montante almejado para custear os gastos é de R$ 10,8 mil, isso para um período de seis meses. “Em setembro do ano passado, o Estado liberou o tratamento, porém logo em seguida a Justiça cortou, esse que ainda estamos pagando”, explica a mãe.

Os pais não sabem até quando vão conseguir custear, e dependem também da decisão do judiciário em janeiro próximo. Debora é do lar e seu marido é vendedor.

A família também investe em outras ações para conseguir arcar com os gastos, entre estas a venda de cones trufados, doces, bolos, entre outros. “Tudo que está ao meu alcance, faço para vender. Faço com amor e estou sempre inovando. Estou pensando em agora no Inverno me aventurar também no caldo verde”, conta a mamãe guerreira.

Como será o Arraiá Solidário de Maria Alice
O Arraiá Solidário será realizado nos próximos dias 10 e 11 a partir das 13h na rua Laguna, número 1.538, no bairro Oficinas. Terá pinhão, quentão, amendoim, cachorro-quente, maçã do amor, doces e outros quitutes tradicionais da data festiva.

“A Aprocar está apoiando com a instalação de uma tenda em nossa casa, na garagem, e quem passar de carro poderá fazer seus pedidos e também levar em maior quantidade para casa”, explica Debora.

Ela avisa que todas as medidas sanitárias devido à Covid-19 serão adotadas. Os envolvidos no evento estarão devidamente higienizados, com o uso da máscara, e a aplicação e disponibilização constante de álcool em gel.

A prestação de contas está no instagram @familia_silva_luz.