Imagem: Reprodução Defesa Civil de Santa Catarina

A quinta-feira (17) terá áreas de instabilidades favorecendo pancadas de chuvas principalmente na faixa centro-oeste do estado de ao longo da madrugada e manhã, . Entre  a tarde e noite há chance de chuvas rápidas e mal distribuídas nas demais regiões.

Amanhecer ameno no estado com mínimas entre 14 e 16 °C no Planalto Serrano. Nas demais regiões 17 e 22 °C. As temperaturas máximas continuam elevadas na faixa Oeste variando entre 30 e 35 °C e nas demais áreas entre 23 e 29 °C.

Ventos de nordeste  a noroeste virando para sudeste/leste no final do dia com intensidade fraca a moderada. Rajadas de vento isoladas de intensidade fraca a moderada.  Portanto, há um risco potencial baixo a moderado para desastres.

PREVISÃO PARA SEXTA-FEIRA (18/12)
O dia começa com sol e poucas nuvens no estado, mas ao longo  da sexta-feira (18), há chance de temporais isolados  nas regiões de divisa com o Paraná. Nas demais regiões pancadas de chuva isolada e mal distribuída.

Amanhecer ameno no estado com mínimas entre 13 e 16 °C nos Planaltos e Meio Oeste. Nas demais regiões entre 17 e 20°C. As temperaturas máximas continuam elevadas, no Oeste e Vale do Itajaí, em torno de 30°C, no restante do estado entre 25 e  29 °C.

Ventos de sudeste a nordeste fraco  a moderado com rajadas isoladas. Assim, há um risco potencial baixo a moderado para desastres.

TENDÊNCIA PARA OS PRÓXIMOS DIAS – No sábado (19) previsão para formação de um sistema de baixa pressão entre o Paraguai, Argentina e Uruguai. Entre o sábado e o domingo (20), este sistema  se intensifica e dará origem a um ciclone extratropical. Ao longo do domingo o ciclone deve provocar ventos fortes no Rio Grande do Sul. Em Santa Catarina previsão de vento moderado a forte com rajadas de até 70km/h. Ainda acoplado ao ciclone tem-se uma frente fria que passará por SC favorecendo aumento de nebulosidade e temporais isolados em todas as regiões.