Wagner da Silva
Orleans

A partir de hoje, os motoristas de Orleans devem estar mais atentos no momento de estacionar o seu veículo no centro do município. A data marca a reativação da Área Verde, suspenso desde o fim do último ano.
Em vigor desde 2008, o estacionamento rotativo volta a funcionar após a prefeitura reformular a lei e firmar convênio com o Departamento Estadual de Trânsito (Detran). Nos últimos quatro meses, a administração realizou a contratação e o treinamento com os seis monitores, que terão a missão de fiscalizar, orientar e multar.

O motorista terá 15 minutos livres e, após esgotar o prazo, será cobrado R$ 1,00 pela hora. Se multado, o condutor terá 90 dias para efetuar o pagamento da notificação. Com o convênio, alerta o prefeito Jacinto Redivo (DEM), o Tinto, os motoristas poderão até acumular pontos na carteira.

“Ela irá gerar uma multa que compromete o condutor, tanto em valores como em pontos na carteira. Estudamos a possibilidade de tornar as multas retroativas no período anterior de funcionamento, mas a análise não foi concluída”, esclarece Tinto.

A multa por não pagar o estacionamento rotativo poderá chegar a R$ 60,00, alterada conforme o valor da unidade fiscal do município (Ufir) do dia. O valor arrecadado com a aplicação das multas será rateado entre o município (35%), a Polícia Militar (32,5%) e o Detran (32,5%). As multas poderão ser pagas na sede do administração do sistema, instalada ao lado da prefeitura.